SóProvas


ID
2632732
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Estas palavras ecoavam docemente pelos atentos ouvidos de Guaraciaba, e lhe ressoavam n’alma como um hino celestial. Ela sentia-se ao mesmo tempo enternecida e ufana por ouvir aquele altivo e indómito guerreiro pronunciar a seus pés palavras do mais submisso e mavioso amor, e respondeu-lhe cheia de emoção: — Itajiba, tuas falas são mais doces para minha alma que os favos da jataí, ou o suco delicioso do abacaxi. Elas fazem-me palpitar o coração como a flor que estremece ao bafejo perfumado das brisas da manhã. Tu me amas, bem o sei, e o amor que te consagro também não é para ti nenhum segredo, embora meus lábios não o tenham revelado. A flor, mesmo nas trevas, se trai pelo seu perfume; a fonte do deserto, escondida entre os rochedos, se revela por seu murmúrio ao caminhante sequioso. Desde os primeiros momentos tu viste meu coração abrir-se para ti, como a flor do manacá aos primeiros raios do sol.

GUIMARÃES, B. O ermitão de Muquém. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.


O texto de Bernardo Guimarães é representativo da estética romântica. Entre as marcas textuais que evidenciam a filiação a esse movimento literário está em destaque a

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

     

    favos da jataí

    suco delicioso do abacaxi

    flor que estremece ao bafejo perfumado das brisas da manhã

    fonte do deserto, escondida entre os rochedos

    flor do manacá aos primeiros raios do sol

     

  • Por que não é a alternativa D?

  • Como o romantismo surgiu como um movimento disposto a construir a identidade de um país, com o uso do nacionalismo, ele utilizou fortemente a imagem da natureza exuberante. Guimarães, aqui, cita o suco delicioso do abacaxi, o bafejo perfumado das brisas da manhã e o perfume das flores, mostrando a sua terra como um lugar repleto de elementos maravilhosos da natureza.

  • não é letra "D" pq idealização da natureza faz parte do arcadismo ou neoclassismo

  • Ele é poeta da geração ultrarromantica, muito irônico e zomba das poesias indianistas, mas na prosa ele é regionalista, que valoriza e enfatiza as paisagens locais.

  • Deserto é natureza local? kk

  • excelente professora

  • LETRA A referência a elementos da natureza local.

    ''tuas falas são mais doces para minha alma que os favos da jataí, ou o suco delicioso do abacaxi.''

    ''como a flor que estremece.''

    ''bafejo perfumado das brisas da manhã''

    ''A flor, mesmo nas trevas''

    ''escondida entre os rochedos'

    ''como a flor do manacá aos primeiros raios do sol''

    As outras alternativas estão no texto (exceto a E), mas não são as que mais se destacam.

    1. Itajiba, tuas falas são mais doces para minha alma que os favos da jataí, ou o suco delicioso do abacaxi. Elas fazem-me palpitar o coração como a flor que estremece ao bafejo perfumado das brisas da manhã. Tu me amas, bem o sei, e o amor que te consagro também não é para ti nenhum segredo, embora meus lábios não o tenham revelado. A flor, mesmo nas trevas, se trai pelo seu perfume; a fonte do deserto, escondida entre os rochedos, se revela por seu murmúrio ao caminhante sequioso. Desde os primeiros momentos tu viste meu coração abrir-se para ti, como a flor do manacá aos primeiros raios do sol. (Essa parte entrega a resposta)
  • E porque não a C?

  • E porque não B?

    No texto faz referência aos dois itens do romatismo, tanto a exaltação a natureza local, quanto ao índio como "altivo e indómito guerreiro".