SóProvas


ID
2633566
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Ao analisar a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) de 2017 de uma empresa industrial, o gestor observou que o respectivo custo dos produtos vendidos (CPV) consumiu 90% da Receita Líquida gerada no mesmo ano. A empresa apresentou lucro líquido positivo menor do que o lucro bruto no mesmo período de análise.


Considerando-se a Receita Líquida, e não a Bruta, como base de análise das margens, a margem líquida calculada no mesmo período ficou no intervalo de 0% a

Alternativas
Comentários
  • Cara, eu acertei só pq tratei a margem líquida como bruta, o que é um erro grotesco, pois a Receita líquida descontada do CMV resulta no lucro bruto. Daí temos a margem bruta = lucro bruto/receitas (vendas) líquidas.. Após descontar o lucro bruto das despesas operacionais, temos o lucro operacional e então a margem operacional = lucro operacional/receitas (vendas) líquidas.. E por último, após descontar IR e CSLL do lucro operacional, temos o lucro líquido que só assim fornece a margem líquida = lucro líquido/receitas (vendas) líquidas. Se na questão 10% é de lucro bruto, como pode a margem líquida também ser (aff...). Tipo é uma pegadinha por causa do intervalo, mas é tenso pensar na hora da prova.

  • O total deve ser 100%. Se os custos já consumiram 90%, a margem só pode ser de 0% a 10%, tendo em vista que não possuimos nenhuma informação adicional.