-
Essa questão deve ser anulada, pois falta o índice beta, portanto impossível de resolver. Acho que ainda esse indíce não pode ser negativo.
-
Gitman pag 409
"O uso do CAPM indica que o custo de capital próprio é o retorno exigido pelos investidores como recompensa pelo risco não diversificavel da empresa, medido pelo Beta."
-
O infinito negativo que está tenso de entender!!
-
A questão é confusa quando se ver a resposta da banca, pois matematicamente pode ser infinito negatico ou positivo. A questão é que o custo capital costuma ser um valor declarado de retorno esperado pelo acionista e jamais será negativo.
-
Concordo com Bruno concurseiro em parte, destacando que, conforme Lucas Moraes enunciou, o custo de capital próprio exigido pelos acionistas seria maior que 6%, ou seja, maior que o risco diversificável.
-
O custo do capital próprio pode variar infinitamente, assim como a rentabilidade dos projetos, motivo pelo qual a letra C está certa.
Resposta: C
-
Custo de capital próprio: Kp = d / Cp onde
- d = valor dos dividendos ou parcela de distribuição de lucros
- Cp = patrimônio líquido da empresa
Considerando que o patrimônio líquido pode ser negativo (se a empresa estiver quebrada e devendo os tubos), o Kp pode ser negativo também. Quão negativo? Depende do nível de endividamento da empresa, do quanto o passivo ficará maior que o ativo (e não há um limite pra isso, por isso o -∞). O pessoal nos comentários está certo ao dizer que o custo capital costuma ser um valor declarado de retorno esperado pelo acionista, ou seja, nada garante que o acionista realmente receberá o que espera, o valor real, calculado na hora de distribuir os dividendos, pode sim ser negativo se a empresa falir no meio do caminho. Lembrem das empresas do Eike Batista, quem investiu teve retorno negativo, pois acabou perdendo dinheiro.
O objetivo dessa questão era avaliar se a pessoa sabia os conceitos de taxa livre de risco, prêmio de risco de mercado e custo de capital próprio.
-
O beta pode ser positivo ou negativo