SóProvas


ID
2634133
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

João, consultor com grande experiência em gestão de estoques, foi contratado para realizar o diagnóstico de uma indústria de peças, que vem apresentando resultados ruins nos últimos meses. Em um dos trechos do relatório de João, ele apontou que, nos últimos meses, houve aumento no número de produtos produzidos, menores ciclos de vida dos itens disponibilizados, pressões de custo e limitação de capacidade produtiva, destacando que esses fatores tornam ainda mais complexos os sistemas de planejamento e controle da empresa.


A recomendação de João, para os itens acima, foi a implementação do MRP, que irá

Alternativas
Comentários
  • O MRP é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a optimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.

    Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção. O MRP utiliza como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provêm da área comercial da empresa (Resumo MRP).

     

    Fonte: Wikipédia.

  • Gabarito: D

  • Segundo Dias (2010, p. 110-111),

    MRP é um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. O sistema MRP é capaz de planejar as necessidades de materiais a cada alteração na programação de produção, registros de inventários ou composição de produtos. Em outras palavras, trata-se de um sistema que se propõe a definir as quantidades necessárias e o tempo exato para utilização dos materiais na fabricação dos produtos finais.

     

    DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010