SóProvas


ID
2635483
Banca
FUNRIO
Órgão
CGE-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Avalie se podem ser consideradas consequências do primeiro ciclo da borracha na região amazônica:

I. povoamento da região pelos nordestinos.
II. genocídio de povos indígenas.
III. anexação do Acre ao Brasil.
IV. desenvolvimento dos transportes fluviais na Amazônia.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • ciclo da borracha foi um momento da história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração de látex da seringueira e comercialização da borracha. Teve o seu centro na região amazônica, e proporcionou expansão da colonização, atração de riqueza, transformações culturais, sociais, arquitetônicas, e grande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje capitais e maiores centros de seus respectivos estados, Amazonas, Rondônia e Pará. No mesmo período, foi criado o Território Federal do Acre, atual Estado do Acre, cuja área foi adquirida da Bolívia, por meio da compra no valor de 2 milhões de libras esterlinas, em 1903. O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 e 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_borracha

     

     

  • "Desenvolvimento dos transportes fluviais na Amazônia". Se alguém tiver algo a acrescentar em relação a isso, eu agradeço! Porque eu fui na letra C

  • provavelmete esta questão foi anulada

  • AS IMIGRAÇÕES NORDESTINAS

    Impelidos pela violenta seca, que se abateu nos diversos estados do Nordeste, eliminando quase que inteiramente todo o rebanho da região, de 1877 a 1880, os nordestinos viram-se forçados a emigrar para a Amazônia. Calcula-se que cerca de 300 mil imigrantes teriam  provindo  do  nordeste entre 1870 e 1920, em diferentes momentos. A princípio ter-se-iam dirigido para a região, os emigrantes vindos, sobretudo, do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e, em seguida, de outros estados.

    A MÃO-DE-OBRA INDÍGENA

    A iniciativa dirigida aos índios pelo governo era tão violenta quanto igualmente exploradora. A política voltava-se para a integração dos índios à sociedade nacional mediante o aliciamento de muitos membros dos mais variados grupos e tribos para o trabalho de produção da borracha, dentre outras ocupações. 

    Ademais, os povos indígenas perdiam membros graças às epidemias e vícios trazidos pelos imigrantes, bem como tinham suas terras cada vez mais subtraídas..

    ANEXAÇÃO DO ACRE AO TERRITÓRIO BRASILEIRO

    Em 1902, o gaúcho Plácido de Castro, liderando os seringueiros brasileiros, toma a vila de Xapuri e proclama a independência do Acre, visando posterior anexação do Estado independente do Acre ao Brasil.

    Entretanto, a disputa somente chegara ao término com o acordo firmado com o Brasil e a Bolívia, em 1903, chamado de Tratado de Petrópolis.

    Pelo Tratado, o Acre foi anexado ao Brasil e, em troca, este se comprometeu em doar à Bolívia uma pequena faixa de terra que lhe permitia ter acesso ao Rio Madeira, a pagar 2 milhões de libras esterlinas ao governo boliviano e a concluir a estrada de ferro Madeira-Mamoré para ligar a Bolívia ao Oceano Atlântico.

    Abertura do Rio Amazonas à navegação: O Navio a Vapor

    O navio a vapor foi, então, introduzido na região; entretanto, como o governo não dispunha de recursos para o investimento, concedeu à iniciativa privada o monopólio para explorar a navegação a vapor da região.

    O convite foi feito a Irineu Evangelista de Sousa – Barão de Mauá – a quem foi concedido o monopólio, através da Lei 1.037, da navegação do Rio Amazonas à empresa nacional Companhia de Navegação e Transportes do Amazonas, que iniciou suas atividades operando com três navios em 1852 e, em apenas quatro anos, a receita da companhia triplicou e a frota foi ampliada para dez navios.

    Com o aumento da demanda da borracha, a lei foi anulada e o monopólio da Companhia de Mauá foi quebrado, sobretudo com a abertura do Rio Amazonas à navegação estrangeira, em dezembro de 1866, permitindo-se a introdução de outras companhias de navegação, tais como: a Companhia Fluvial Paraense e a Companhia Fluvial do Alto Amazonas, além de outras frotas particulares.

    Fonte: Aleks Palitot - Trilhando a história

  • Desenvolvimento dos transportes fluviais na Amazônia está correto sim, pois foi o modo que a bocharra foi escoada para o exterior através da casa exportadora e posteriormente, em 1912, foi finalizada a E.F.M.M, coincidindo com o periodo do fim do primeiro ciclo, não contribuindo,portanto, significadamente com o primeiro ciclo.

    Gabarito letra E

  • alternativa correta letra e.

    só ajudando o colega quando se fala em desenvolvimento fluvial a partir do 1 ciclo temos as navegações a vapor.

  • Questão MUITO RUIM!! 

     

    "DESENVOLVIMENTO dos transportes fluviais na amazônia"  DESENVOLVIMENTO???????? E O TRANSPORTE NO BRASIL COLÔNIA ERA FEITO DE QUE? DE AVIÃO? 

     

    Se queria se referir ao desenvolvimento do transporte fluvial A VAPOR tinha que ter especificado! tinha que ser a FUNLIXO, tem muito o que aprender com a FGV!

     

    nojo dessa banca.