SóProvas


ID
2636515
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No processo de elaboração do projeto arquitetônico, deve-se estudar os níveis de ruídos para localizar a edificação no terreno e optar por medidas que auxiliem na minimização dos impactos dos ruídos externos. Atente ao que se diz a seguir sobre isolamento acústico.


I. As placas compostas por materiais fibrosos ou porosos refletem o som sem absorver, como um escudo, ao passo que as placas rígidas e planas absorvem bem o som.

II. As fachadas voltadas para áreas com ruídos devem concentrar baixa quantidade de janelas ou até mesmo evitá-las.

III. Um meio natural de evitar a propagação dos ruídos externos, proveniente de tráfego de automóveis, trânsito de pedestres e ruídos em geral, é o emprego da vegetação como elemento de absorção e controle.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • As placas rígidas e planas refletem o som sem absorver, como um escudo, ao passo que as placas compostas por materiais fibrosos ou porosos absorvem bem o som.

    Bons absorventes acústicos são necessariamente materiais macios, porosos ou fibrosos, que têm capacidade de absorver sons que neles incidem.

    As outras alternativas estão corretas. Lembrando que a vegetação, apesar de diminuir a reflexão sonora que retorna à fonte, não é uma barreira eficiente. Para sua utilização como barreira acústica, deve ser constituída de extensa massa vegetativa.

    GABARITO B

     

  • Muito bom Luciana
  • Complementando o comentário da Luciana...
    Materiais absorventes são materiais leves, porosos ou fibrosos com a finalidade de melhorar o conforto acústico diminuindo a vibração no interior dos ambientes. Atuam transformando energia sonora em térmica, não impedindo a passagem de som para outros ambientes. 
    Exs: lã de vidro, cortiça, carpete...

    Materiais isolantes são materiais rígidos, compactos e pesados que impedem a passagem de ruído de um ambiente para outro.
    Exs: concreto, gesso, tijolo...

     

  • pois é, como a luciana falou, a vegetação não é uma barreira acústica eficiente!! como não tinha alternativa somente com a II, coloquei a II e III, porém a III está errada.

  •  (...) Este é o caso da utilização de vegetação como elemento de barreira acústica, pois, a não ser que se constitua de extensa massa vegetativa, a vegetação, apesar de diminuir a reflexão sonora que retorna à fonte, não é uma barreira eficiente (...)

    (Souza, Almeida, & Bragança, 2016)

    Concordando com Virgínia Gaya Cabido

  • É que evitar não quer dizer extinguir. Não considero que esteja errada, se ajuda de alguma forma, ta valendo! :p