Gabarito B
Está na introdução do CPC 00
"Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários."
Na verdade é bem simples, temos que lembrar que a Contabilidade é neutra, não tem usuários específicos, por exemplo:
- Gestores da própria entidade usam as informações para administrarem melhor a entidade;
- Bancos usam as informações antes de emprestar dinheiro pra entidade;
- Investidores usam as informações antes de comprar ações da entidade;
- Fornecedores usam as informações antes de vender a prazo para a entidade, ou antes de fazerem ajusates em seus processos produtivos comintuito de atender a entidade;
- Clientes usam as informações antes de comprar para saber se a entidade efetivamente vai ter condições de atender a demanda;
- Governo usa essas informações para cobrar impostos e outros tributos.
CPC 00 - INTRODUÇÃO
As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses.
Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual.
"Não atende a um grupo específico, cada grupo deverá fazer a sua própria análise das demonstrações contábeis."
Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.
CPC 00 - OBJETIVO DO RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO DE PROPÓSITO GERAL (DC)
Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral
OB2. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.
Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
OB5. Muitos investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial,não podem requerer que as entidades que reportam a informação prestem a eles diretamente as informações de que necessitam, devendo desse modo confiar nos relatórios contábil-financeiros de propósito geral, para grande parte da informação contábil-financeira que buscam. Consequentemente, eles são os usuários primários para quem relatórios contábil-financeiros de propósito geral são direcionados.
"Mas autoridades fiscais podem requerer ou solicitar informações diretamente às entidades desde que tenha nexo com a fiscalização."
Gabarito: B