GABARITO: letra a
CPC 00
4.17. A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos a fim de satisfazer a demanda da outra parte. A liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio de:
(a) pagamento em caixa;
(b) transferência de outros ativos; (ERRADA)
(c) prestação de serviços; (LETRA B)
(d) substituição da obrigação por outra; ou (LETRA C)
(e) conversão da obrigação em item do patrimônio líquido. (LETRA D)
A obrigação pode também ser extinta por outros meios, tais como pela renúncia do credor ou pela perda dos seus direitos.
Atualmente temos outra redação.
4.39 Obrigações de transferir um recurso econômico incluem, por exemplo (isto é, uma obrigação pode ser liquidada): (a) obrigações de pagar o valor à vista; (b) obrigações de entregar produtos ou prestar serviços(Letra B); (c) obrigações de trocar recursos econômicos com outra parte em condições desfavoráveis (Letra C). Essas obrigações incluem, por exemplo, contrato a termo para vender um recurso econômico em condições que são atualmente desfavoráveis ou a opção que dá direito à outra entidade de comprar um recurso econômico da entidade; (d) obrigações de transferir um recurso econômico se ocorrer evento futuro incerto específico; (e) obrigações de emitir instrumento financeiro (Letra E)se esse instrumento financeiro obrigar a entidade a transferir um recurso econômico.
Ademais, a letra A poderia se confundir com o que dispõe a alínea "d" do CPC 00, contudo, a transferência está condicionada a evento futuro incerto o que denota ideia de contingência ou provisão.