SóProvas


ID
2637847
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na rodoviária de Salvador, uma jovem senhora com deficiência visual embarca em um ônibus para Aracaju acompanhada por seu cão-guia. Uma criança, vendo o tamanho do animal, começa a chorar com medo. A mãe da criança, diante da situação, exige que o motorista do ônibus retire o animal da viatura, ameaçando processar a empresa.


O motorista, nesse caso, deve:

Alternativas
Comentários
  • Art. 117. O art. 1o da Lei no 11.126, de 27 de junho de 2005, passa a
    vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 1o É assegurado à pessoa com defciência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo, desde que
    observadas as condições impostas por esta Lei.

    Estatuto da Pessoa com Deficiência
     

    A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos.

    1 Crônicas 29:12

  • A alternativa e) é muito a cara do Brasil! Hahahahaha

  • "Minha filha, não posso fazer nada. Se você tá incomodada, pegue outro ônibus"

  •  

    Para acrescentar aos estudos....

     

    Consideram-se ajudas técnicas os produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida. Sendo que os cães-guia e os cães-guia de acompanhamento são considerados ajudas técnicas.

     

     

  • Gabarito: D

     

    L 11.126/05 

    Cão-guia:

    -> Transportes e estabelecimentos coletivos (públicos e privados);

    -> Inclusive em esfera internacional com origem no território bra;

    -> Não atendimento: discriminação -> multa + interdição;

    -> Identificação e treinamento do cão-guia.

  • Lembrando que a deficiência visual regida pela lei 11.126 abarca tanto a cegueira quanto à baixa visão.


     

  • Lei nº 11.126/2005: Essa lei foi promulgada em 2005 e assegura à pessoa com deficiência visual o direito de ingressar e permanecer em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público acompanhada de cão-guia. Considera-se deficiência visual apenas a cegueira e a visão baixa. Esse direito é aplicado em todas as modalidades de serviços de transporte coletivo de passageiros inclusive em esfera internacional com origem em território brasileiro.

     

     

    Art. 1º da Lei nº 11.126/2005: É assegurado à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei.

     

    § 1º A deficiência visual referida no caput deste artigo restringe-se à cegueira e à baixa visão.

     

    § 2º O disposto no caput deste artigo aplica-se a todas as modalidades e jurisdições do serviço de transporte coletivo de passageiros, inclusive em esfera internacional com origem no território brasileiro.

     

     

    A questão aborda o tema do direito ao uso de cão-guia. A tentativa de impedir ou dificultar o exercício do direito ao uso de cão-guia constitui ato de discriminação, que tem como penalidade a interdição e a aplicação de multa.

     

    A pessoa com deficiência visual tem direito a ingressar e permanecer em todos os meios de transporte, terrestres ou aéreos, e em estabelecimentos abertos ao público acompanhada de cão-guia. Considera-se deficiência visual a cegueira e a baixa visão. Esse direito é aplicado em todas as modalidades de serviços de transporte coletivo de passageiros inclusive em esfera internacional com origem no território brasileiro.

  • f) Mandar a mãe da criança para, em vez de Aracaju, pra PQP! kkkkk