Primeiramente vamos à diferenciação de Eficiência e Eficácia:
Eficiência se relaciona com os meios. Ser eficiente é aproveitar bem recursos, diminuir custos e tudo que se relaciona com os meios da atividade, não necessariamente com os resultados.
Eficácia se relaciona justamente com o resultado. Alcançar o resultado, independente dos meios utilizados define a eficácia.
Ainda se tem o conceito de efetividade: ligado aos impactos das ações, ao fato de seus atos mudarem uma realidade.
EX prático: Em um hospital: Eficiência é você fazer consultas e operações sem desperdiício de material. Eficácia é você, de fato, curar um paciente e efetividade é você, com seu trabalho, conseguir mudar a realidade do local onde o hospital está, diminuindo a mortalidade infantil, por exemplo.
Vale ainda, reconhecer palavras chave de cada era administrativa:.
No que se refere às eras administrativas, temos:
- Era Clássica ou Era Industrial Clássica (1900-1950): todo o foco estava na eficiência, pois o consumidor não tinha muitas opções de produto, então qualidade não era julgada então a empresa poderia diminuir custos e aumentar lucros de “qualquer jeito” que suas vendas seriam minimamente afetadas. Assim os esforços da indústria eram voltados para eficiência da produção, aos métodos, processos, rotinas entre outros aspectos de custo.
- Era Neoclássica ou Era Industrial Neoclássica (1950-1990): As indústrias começaram inovações para se destacar no mercado e a preocupação com a qualidade e a imagem da empresa começou a ser enfatizada.
- Era da Informação (após 1990): Ênfase na qualidade, na produtividade, na competitividade e no cliente. Produtos altamente diferenciados e a tecnologia é uma necessidade para que as empresas sobrevivam. Ambiente em constante mudança.
Portanto, ênfase na eficiência da produção, nas rotinas e nos métodos se encontram na Era Clássica ou Industrial Clássica.
RESPOSTA LETRA C
¨
Muitos níveis hierárquicos e coordenação
centralizada
¨
Departamentalização funcional para assegurar
especialização
¨
Padrões rígidos de comunicação e cargos
definitivos e limitados
¨
Pequena capacidade de processamento de
informação
¨
Cargos individuais especializados com tarefas
simples e repetitivas
¨ Enfase na eficiência da produção, no método e na
rotina
¨
Adequado para ambiente estável e imutável
e tecnologia fixa e permanente
¨
Nenhuma capacidade para mudanças e
inovação
FONTE: CHIAVENATO