SóProvas


ID
263803
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Uma empresa prestadora de serviços desenvolveu seu modelo de gestão de pessoas dando ênfase à eficiência da produção, ao método e às rotinas de trabalho. Essa estratégia de atuação é compatível com uma organização da era da

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente vamos à diferenciação de Eficiência e Eficácia:

    Eficiência se relaciona com os meios. Ser eficiente é aproveitar bem recursos, diminuir custos e tudo que se relaciona com os meios da atividade, não necessariamente com os resultados.

    Eficácia se relaciona justamente com o resultado. Alcançar o resultado, independente dos meios utilizados define a eficácia.

    Ainda se tem o conceito de efetividade: ligado aos impactos das ações, ao fato de seus atos mudarem uma realidade.

    EX prático: Em um hospital: Eficiência é você fazer consultas e operações sem desperdiício de material. Eficácia é você, de fato, curar um paciente e efetividade é você, com seu trabalho, conseguir mudar a realidade do local onde o hospital está, diminuindo a mortalidade infantil, por exemplo.

    Vale ainda, reconhecer palavras chave de cada era administrativa:.

    No que se refere às eras administrativas, temos:

    - Era Clássica ou Era Industrial Clássica (1900-1950): todo o foco estava na eficiência, pois o consumidor não tinha muitas opções de produto, então qualidade não era julgada então a empresa poderia diminuir custos e aumentar lucros de “qualquer jeito” que suas vendas seriam minimamente afetadas. Assim os esforços da indústria eram voltados para eficiência da produção, aos métodos, processos, rotinas entre outros aspectos de custo.

    - Era Neoclássica ou Era Industrial Neoclássica (1950-1990): As indústrias começaram inovações para se destacar no mercado e a preocupação com a qualidade e a imagem da empresa começou a ser enfatizada.

    - Era da Informação (após 1990): Ênfase na qualidade, na produtividade, na competitividade e no cliente. Produtos altamente diferenciados e a tecnologia é uma necessidade para que as empresas sobrevivam. Ambiente em constante mudança.

    Portanto, ênfase na eficiência da produção, nas rotinas e nos métodos se encontram na Era Clássica ou Industrial Clássica.

    RESPOSTA LETRA C

  • Só pra dar o crédito do comentário acima para o site administração comentada:
    http://administracaocomentada.wordpress.com

    Pessoal copia e não dá os créditos!
  • BASTAVA LEMBRAR DE COMO ERÃO AS FABRICAS DO FORDISMO E DO TEYLORISMO
  • o que me fez marcar a questão certa foram as palavras metodo e rotinas de trabalho, que lembra o trabalho repetivivo que por sua vez lembra os estudo dos tempos e movimentos.
  • http://pt.scribd.com/doc/6059077/-Gestao-de-Pessoas 
    Pessoal no site acima tem umas dicas legais sobre gestão de pessoas


     
  • RESPOSTA: C.
    QUESTÃO:
    Uma empresa prestadora de serviços desenvolveu seu modelo de gestão de pessoas dando ênfase à eficiência da produção, ao método e às rotinas de trabalho. Essa estratégia de atuação é compatível com uma organização da era da indústria clássica.
    COMENTÁRIO: Esta questão refere-se a Administração científica de Taylor, onde se era valorizado à produção em massa e rotinas de trabalho. Geralmente, as indústrias de buscam esse aperfeiçoamento na "eficiência da produção" para otimizar o processo de produção, evitar desperdícios e diminuir custos.
  • •  A era da Industrialização Clássica: trata-se do período compreendido entre a Revolução Industrial, no início do Século XX, e meados do da década de 1950. Durante este período a industrialização foi intensificada, o que gerou o surgimento e a consolidação da administração enquanto ciência. A estrutura organizacional era composta por muitos níveis hierárquicos e ela era bastante centralizada. O desenho organizacional mecanicista era o típico para esta época.
    •  A era da industrialização neoclássica: nesse período, o mundo começou a mudar cada vez mais rápido e de forma mais radical. Os negócios tomaram amplitude cada vez maior, chegando ao nível de atuação mundial, típico do fenômeno da globalização. Com isso, as organizações buscaram novos modelos estruturais para fazer face ao aumento da complexidade no ambiente, sendo a estrutura matricial a típica estrutura organizacional dessa era. As antigas teorias administrativas são questionadas e novas teorias tomam o seu lugar, dando prioridade ao enfoque sistêmico e à relativização das coisas na organização.
    •  A era da Informação: trata-se de uma época que começou na década de 1990, sendo a que vivemos atualmente. A tecnologia da informação e comunicação evoluiu rapidamente e trouxe diversos desdobramentos para o mundo organizacional. As mudanças se tornaram ainda mais rápidas, imprevistas, turbulentas e radicais. A complexidade do ambiente se tornou muito maior, demandando maior agilidade da organização na resposta aos imperativos ambientais. O desenho orgânico da estrutura é tido como símbolo dessa era, pois este possibilita maior flexibilidade estrutural, melhores comunicação e interação interna e externa, e maior capacidade de adaptação, entre outros.

    FONTE: Professor Carlos Xavier
  • ¨  Muitos níveis hierárquicos e coordenação centralizada

    ¨  Departamentalização funcional para assegurar especialização

    ¨  Padrões rígidos de comunicação e cargos definitivos e limitados

    ¨  Pequena capacidade de processamento de informação

    ¨  Cargos individuais especializados com tarefas simples e repetitivas

    ¨  Enfase na eficiência da produção, no método e na rotina

    ¨  Adequado para ambiente estável e imutável e tecnologia fixa e permanente

    ¨  Nenhuma capacidade para mudanças e inovação


    FONTE: CHIAVENATO