SóProvas


ID
2638456
Banca
AOCP
Órgão
PM-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal em São Paulo em 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras (pintura e escultura) e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte”.


https://www.todamateria.com.br/semana-de-arte-moderna/


Sobre esse movimento que marcou a cultura brasileira, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) A Semana da Arte Moderna marcou a luta de artistas, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Di Cavalcanti, por uma arte realmente brasileira e de qualidade.

     

    A intenção dos seus organizadores era renovar e recriar uma arte genuinamente brasileira, mas, ao mesmo tempo, de acordo com as novas tendências que já estavam a todo vapor na Europa. A Semana de Arte Moderna trouxe inovações na música, na literatura, na escultura e na pintura, com nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret. Por promover mudanças um tanto radicais para a época, acabou sendo alvo de críticas e polêmicas.

     

     

     

    FONTE: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/veja-4-curiosidades-sobre-a-semana-de-arte-moderna-de-1922/

  • Obra de Euclides da Cunha que narra a Guerra de Canudos é ''Os Sertões''

  • Triste fim de policarpo quaresma - Lima Barreto

    O Cortiço - Aluísio de Azevedo

    O presidente na época era Artur Bernardes.

  • críticas e vaias na semana da arte moderna que na verdade durou apenas 3 dias de apresentação no teatro municipal de São Paulo. até mesmo,  Heitor Villa-Lobos foi vaiado por usar chinelos enquanto tocava piano.os participantes acharam que era um tipo de provocação.

  • letra: D

  • aula de artes do ensino médio salvando