-
GABARITO E
Â
WEP: Wired Equivalent Privacy
O algoritmo de segurança mais usado do mundo foi criado em 1999 e é compatÃvel com praticamente todos os dispositivos WiFi disponÃveis no mercado. Justamente por ser tão popular, é também o mais sujeito a falhas de segurança e o que possui mais buracos conhecidos.
Â
WPS
WPS é a indicação, em inglês, para Wi-Fi Protected Setup (Configuração de Wi-Fi Protegido). O recurso no roteador permite conectar novos dispositivos à rede Wi-Fi com praticidade e rapidez. É útil para habilitar repetidores, por exemplo, sem precisar digitar senhas complexas. Apesar de proporcionar esta facilidade, o WPS pode deixar sua rede vulnerável já que o roteador guarda um código que pode ser descoberto por hackers com ajuda de softwares. Por isso, é indicado deixar a função desativada para evitar invasões.
Â
WPA2: Wi-Fi Protected Acces II
O sistema-padrão atual e também o mais seguro, implementado pela Wi-Fi Alliance em 2006. A diferença aqui é a maneira como o sistema lida com senhas e algoritmos, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta. Sendo assim, esse é o tipo mais seguro da atualidade. Segundo especialistas, o risco de intrusões para usuários domésticos com WPA2 é praticamente zero.
Â
AES (abreviatura para Advanced Encryption Standard) é um standard autorizado de encriptação forte para Wi-Fi® .
Â
http://support.brother.com/g/b/faqendbranchprintable.aspx?c=pt&lang=pt&prod=hl2170w_all&faqid=faq00002197_001&printable
http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2017/02/entenda-o-seu-roteador-o-que-e-lan-wan-wlan-dns-wps-e-ethernet.html=true
-
Seguiram o Banco do Brasil querendo tecnico em redes em vez de servidor administrativo
-
º Diferentes tipos de protocolos de segurança sem fio foram desenvolvidos para a segurança de redes sem fio domésticas. Os protocolos de segurança sem fio são WEP, WPA e WPA2, e todos servem ao mesmo propósito, porém, são diferentes entre si.
º Os protocolos de segurança não evitam apenas que terceiros possam se conectar à sua rede sem fio, mas também realizam a criptografia de seus dados privados enviados através das ondas de rádio.
-
WEP: SEGURANÇA NÍVEL BAIXO
WPA: SEGURANÇA NÍVEL MÉDIO
WPA2: NÍVEL MAIS ALTO DE PROTEÇÃO
-
Da série: Nunca nem vi!
-
Gabarito: e)
Segurança nas redes Wi-Fi
WEP (Wired Equivalent Privacy)
O protocolo WEP (que significa “Privacidade Equivalente à Cabeada”) foi o primeiro protocolo criado com a finalidade de permitir a criptografia dos dados dos pacotes antes de eles serem enviados pela estrutura da rede. Teoricamente isso embaralha os dados de tal forma que somente os computadores que conhecem o segredo (a chave da rede) tenham condições de se comunicar naquela rede.
A principal vulnerabilidade no modus operandi do WEP é o fato de a chave ser sempre a mesma na comunicação (mudar a chave é um processo manual e exige que o administrador da rede faça-a em todos os micros) – portanto, a captura de alguns pacotes da rede (existem programas que fazem isso facilmente) e a análise desses pacotes permitiriam a descoberta da chave da rede mais cedo ou mais tarde (hoje em dia, é sempre “mais cedo”). O fato é que já foram desenvolvidos softwares utilitários que capturam os pacotes e “descobrem” a chave da rede em questão de minutos (na verdade, em alguns casos, em menos de um minuto), portanto, o WEP é, declaradamente, considerado inseguro.
WPA (Wi-Fi Protected Access)
Eis aqui o sucessor (com louvor) do WEP. No WPA, a criptografia é mais forte que no WEP e sua arquitetura de compartilhamento de chaves é mais consistente, reduzindo muito a possibilidade de quebra do segredo e consequente invasão da rede.
Dentre as melhorias do WPA em relação ao WEP estão:
• Algoritmo de Criptografia TKIP: o algoritmo TKIP (Temporary Key Integrity Protocol – ou Protocolo de Integridade de Chave Temporária) usa uma chave-base (chave inicial) de 128 bits que vai gerar chaves criptográficas mutáveis, associadas unicamente a cada pacote.
• Autenticação de Usuários (EAP – 802.1x): em uma rede protegida por WPA, é possível restringir ainda mais o acesso aos recursos da rede por meio de um sistema que autentica usuários (por meio de nome, senha, certificado digital, biometria ou outro método).
WPA 2 (IEEE 802.11i)
O protocolo WPA já atingiu uma nova versão: o WPA2, que é totalmente compatível com as especificações contidas na padronização IEEE 802.11i. (Uma norma técnica que padroniza a segurança nas redes Wi-Fi.) O WPA2 apresenta, como protocolo de criptografia, o AES (padrão internacional de criptografia simétrica) com chaves maiores (de 256 bits) e oferece todos os recursos já existentes na primeira versão do WPA.
Fonte: Informática Para Concursos - João Antonio.
-
Nunca nem vi...
-
WPA3 - NOVO PADRÃO DE SEGURANÇA LANCADO EM 2018 PARA SUBSTITUIR O WPA2. O NOVO PROTOCOLO JÁ FOI HACKEADO. KKKK.
WPA4 - AINDA NÃO EXISTE.
-
Nunca nem vi TB kkk
-
Como diz minha tia evangélica: Labaxúrias decantarai.
-
Só tinha visto 3 tipos. povo q inventa coisa kkkkk
-
WEP não seria pra redes COM FIO?
-
o comentário da Gabi lacrou
WEP: SEGURANÇA NÍVEL BAIXO
WPA: SEGURANÇA NÍVEL MÉDIO
WPA2: NÍVEL MAIS ALTO DE PROTEÇÃO .
-
MISERICÓRDIA.
-
GAB E
WPA4 (ainda não existe), Só tem até a WPA2 (nível mais alto de criptografia com o AES).
-
WEP
Este protocolo foi lançado como um padrão de segurança em 1997 e tornou-se o pioneiro no assunto de proteção de redes sem fio. Ele utiliza o algoritmo RC4 para criptografar os pacotes que serão trocados numa rede sem fios e usa também uma função detectora de erros que verifica se a mensagem recebida foi corrompida ou alterada no meio do caminho.
WPA
O WPA pode ser considerado um protocolo WEP melhorado, já que ele surgiu a partir de um esforço conjunto de membros da Aliança Wi-Fi e do IEEE para combater algumas das vulnerabilidades do WEP e aumentar o nível de segurança das redes sem fio.
WPA2
O sistema-padrão atual e também o mais seguro, implementado pela Wi-Fi Alliance em 2006. A diferença aqui é a maneira como o sistema lida com senhas e algoritmos, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta. Sendo assim, esse é o tipo mais seguro da atualidade. Segundo especialistas, o risco de intrusões para usuários domésticos com WPA2 é praticamente zero.
WAP3
Esse é um dos pontos que o WPA3 pretende melhorar. O novo protocolo vai adicionar a criptografia para a troca de dados, mesmo em redes sem proteção por senha. Desta forma, as informações trocadas pelos dispositivos ficarão sob a guarda de uma chave única. Será bem mais difícil conseguir interceptar os registros, pois será preciso quebrar a codificação.
Novo handshake - Quando um dispositivo se conecta à rede, ele negocia com o roteador a chave única de criptografia a ser usada para resguardar as informações trocadas. Isso garante que a senha de proteção da rede foi digitada corretamente.
O WPA3 adiciona uma proteção extra ao handshake.
Fonte: Techtudo.
-
Da série chute bem sem olhar a quem.
-
Assertiva E
NÃO apresenta um Protocolo de Segurança WPA4.
-
AS REDES SEM FIO POSSUEM POTOCOLOS PARA SEGURANÇA:
WEP: FOI O PRIMEIRO E, HOJE, É O MENOS SEGURO
WAP: TEM NÍVEL INTERMEDIÁRIO DE PROTEÇÃO
WAP2: O MAIS INDICADO.
-
WPA4 não existe.
-
Vale salientar que já existe o WPA3.
-
e-
Padrão WEP
a) Autenticação: Open System (SSID) ou Shared key
b) Criptografia: RC4
Padrão WPA
a) Autenticação: PSK
b) Criptografia: RC4 com TKIP
Padrão WPA 2
a) Autenticação: PSK
b) Criptografia: AES
-
AOCPzinha joga baaaaaixo,meu patrão...