-
(B)
Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.
http://www.tce.rn.gov.br/as/download/aula_glaucio.pdf
-
Alternativa correta letra B.
Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais (Manual de redação da presidência da República, pg. 4, linhas 7 e 8).
-
A publicidade e a impessoalidade são princípios fundamentais de toda Administração Pública, por conseguinte devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
-
Princípios mais cobrados:
Publicidade;
Impessoalidade;
Uniformidade;
Formalidade;
Clareza;
Concisão.
Fonte: comentários do QC.
"cedo para parar, tarde para desistir."
-
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37:
“A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecer· aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”.
Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
Gabarito letra ( B )
-
Formalidade-->formatação específica\tratamento respeitoso
Uniformidade-->padrão de formatação
Impessoalidade-->não pode haver intimidade
Padrão culto--> deve-se afastar-se da linguagem falada
Concisão-->menos palavras,mais ideias
Clareza-->objetividade
Bons estudos a todos!
-
LEGALIDADE
IMPESSOALIDADE
PUBLICIDADE
MORALIDADE
EFICIENCIA
LIMPE
-
Gabarito letra ( B )
Os princípios da REDAÇÃO OFICIAL seguem os da Administração Pública (previstos no art. 37 da CF/1988 – “LIMPE”). Há relação entre eles.
• Impessoalidade (Impessoalidade)
• Clareza (Publicidade)
• Concisão (Eficiência)
• Formalidade
• Uniformidade
• Emprego do padrão culto de linguagem
-
Gabarito B
3 Atributos da redação oficial
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
Fundamentalmente, esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no art. 37: “A
administração pública direta, indireta, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade,
moralidade, publicidade e eficiência (...)”. Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda a administração pública, devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais.
Fonte : MRPR 3 edição
Pag 16 e 17