SóProvas


ID
263914
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Determinar a localização de uma planta industrial ou centro de distribuição é uma decisão estratégica na gestão da cadeia de suprimentos. Um dos métodos mais utilizados é o método do Centro de Gravidade, que exige do analista muitas informações a respeito das operações da empresa. Para a aplicação do método do Centro de Gravidade para única instalação é DESNECESSÁRIO informar-se sobre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B
     
    Método do centro de gravidade (1930) - baseia-se na analogia entre o centro de menor custo para localização de um deposito e o centro de gravidade tal como é definido na física* embora se trata de um método de pequena eficácia, o seu princípio é claro. No entanto, é especialmente inadequado uma vez que embora tenha em conta o peso e a distância não minimiza o seu produto (peso x distância).

    Na física, o centro de gravidade de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o Centro da Terra, cada qual com sua força-peso. Centro de gravidade, portanto, é o ponto onde pode-se equilibrar todas essas forças de atração
  • Essa questão é de Logística Empresarial! pág. 436 do livro Logística Empresarial do Ballou.
    O intuito é diminuir o volume e o transporte da carga diante de diversos pontos de fonte (fornecedor) e demanda (clientes). Para o cálculo, ainda é necessário avaliar as coordenadas (pontos de distância) entre clientes e fornecedores.
    Alternativa correta: letra B.
  • Discordo do colega quanto ao fato deste método ser limitado ao binômio peso-distância. Pode-se utilizar custo/km-distância.

    Desta forma é possível encontrar o lugar ótimo para instalação da planta de modo a minimizar os custos de transporte.

    Não é só por que o método usa raciocínio semelhante aos centros gravitacionais que temos que restingir ao uso de massas...

    Importante lembrar que este método é utilizado também em dimensionamento de centrais telefônicas (que não transportam massa nenhuma). Neste caso em particular, Centros com maior "massa" (densidade de uso telefônico) tendem a atrair mais "massa"(outros usuários).
  • O método do centro de gravidade trabalha com o conceito de reduzir os custos com transporte e distribuição da operação. Dessa forma avalia-se o custo da logística de entrada (aquela que leva os insumos e matérias-primas dos fornecedores para a empresa) e logística de saída (aquela que leva os produtos da empresa para os clientes e consumidores). Simplificando um pouco mais significa que a empresa irá se instalar próximo dos fornecedores ou dos consumidores.
    (A) o volume de carga proveniente de fornecedores.
    Conforme a explicação preliminar, a idéia central é minimizar os custos com transporte portanto, “o volume de carga proveniente de fornecedores” é essencial para definir a localização utilizando este método.
    (B) 
    O manuseio ou movimentação interna é o transporte de pequenas quantidades de bens, em curtas distâncias, “em depósitos, fábricas, lojas e  no transbordo entre modais de transporte”. O foco dessa operação é o baixo  custo e a rapidez. Deve-se ter a consciência de que pequenas ineficiências 
    repetidas representarão grandes prejuízos, quando multiplicadas ao  volume de produtos movimentados pelo período de tempo. Mais do  que em qualquer outra atividade logística, métodos e equipamentos de movimentação interna apresentaram grande progresso. 
    (C) os custos de transporte.
    Essa variável, conforme dito, anteriormente, é essencial.
    (D) as demandas dos clientes e mercados atendidos.
    A demanda significa a quantidade de produtos que os mercados atendidos comprarão, influenciando diretamente o custo total com transporte. 
    (E) as coordenadas de clientes e fornecedores.
    As coordenadas se referem a localização (distâncias a serem percorridas) influenciando diretamente no custo total transporte. 

    Bons estudos!