O método do centro de gravidade trabalha com o conceito de reduzir os custos com transporte e distribuição da operação. Dessa forma avalia-se o custo da logística de entrada (aquela que leva os insumos e matérias-primas dos fornecedores para a empresa) e logística de saída (aquela que leva os produtos da empresa para os clientes e consumidores). Simplificando um pouco mais significa que a empresa irá se instalar próximo dos fornecedores ou dos consumidores.
(A) o volume de carga proveniente de fornecedores.
Conforme a explicação preliminar, a idéia central é minimizar os custos com transporte portanto, “o volume de carga proveniente de fornecedores” é essencial para definir a localização utilizando este método.
(B) O manuseio ou movimentação interna é o transporte de pequenas quantidades de bens, em curtas distâncias, “em depósitos, fábricas, lojas e no transbordo entre modais de transporte”. O foco dessa operação é o baixo custo e a rapidez. Deve-se ter a consciência de que pequenas ineficiências repetidas representarão grandes prejuízos, quando multiplicadas ao volume de produtos movimentados pelo período de tempo. Mais do que em qualquer outra atividade logística, métodos e equipamentos de movimentação interna apresentaram grande progresso.
(C) os custos de transporte.
Essa variável, conforme dito, anteriormente, é essencial.
(D) as demandas dos clientes e mercados atendidos.
A demanda significa a quantidade de produtos que os mercados atendidos comprarão, influenciando diretamente o custo total com transporte.
(E) as coordenadas de clientes e fornecedores.
As coordenadas se referem a localização (distâncias a serem percorridas) influenciando diretamente no custo total transporte.
Bons estudos!