Gil Leiva (2008, p. 62, tradução nossa), apresenta três diferentes propostas para direcionar a indexação de documentos: indexação centrada no documento, indexação centrada no usuário e indexação centrada no domínio. O autor realizou uma compilação das diferentes abordagens existentes na literatura, apoiando-se em variados autores, a fim de definir os três direcionamentos que a indexação pode alcançar.
Na primeira proposta, indexação centrada no documento, Gil Leiva (2008) baseando-se em Soergel (1985) e Lancaster (1991), explica que os indexadores efetuam a descrição exata e fiel do que é abordado no documento, sem considerar o contexto e as necessidades de informação dos usuários que o sistema atende.
Gil Leiva (2008, p. 62, tradução nossa), explica três diferentes propostas para direcionar a indexação de documentos: O autor realizou uma compilação das diferentes abordagens existentes na literatura, apoiando-se em variados autores, a fim de definir os três direcionamentos que a indexação pode alcançar
“indexação centrado no documento. Na primeira proposta, indexação centrada no documento, Gil Leiva (2008) baseando-se em Soergel (1985) e Lancaster (1991), explica que os indexadores efetuam a descrição exata e fiel do que é abordado no documento, sem considerar o contexto e as necessidades de informação dos usuários que o sistema atende.
indexação centrada no usuário Na segunda proposta, centrada no usuário, os indexadores selecionam conceitos e os convertem em termos controlados por meio de uma linguagem de indexação, ou documentária, tendo sempre em mente o conhecimento que possuem dos usuários e suas possíveis necessidades de informação. Para esse direcionamento, Gil Leiva (2008) se baseia em Albrechtsen (1993) e Fidel (1994), explicando que a ISO 5963/19853 também indica aos indexadores selecionar conceitos que eles acreditam serem úteis para a comunidade usuárias.
indexação centrada no domínio. Fundamenta a indexação no conhecimento profundo da organização, envolvendo a história, metas, objetivos, pessoas e relacionamentos, fluxos de informação, etc.
Baseando-se na teoria de Jeans-Erik Mai (2005), Gil Leiva (2008) explica que a indexação nessa abordagem se subdivide em quatro processos: análise de domínio, das necessidades dos usuários, dos papéis desempenhados pelos indexadores e por último, na análise do documento, levando sempre em consideração os elementos anteriores.
Gil Leiva (2008) expõe ainda que a diferença entre a indexação centrada no documento da centrada no domínio está no ponto da primeira ter como única referência a informação contida no documento e a segunda, visar no domínio e em outros elementos que envolvem o documentos.
ANÁLISE DE ASSUNTO NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO: um percurso entre teoria e norma.https://pdfs.semanticscholar.org/8a94/958466a2067ef0e2b5cbe03bed09dbd54bc0.pdf.