SóProvas


ID
264022
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em um processo de auditoria completo, são realizados alguns procedimentos para se chegar ao objetivo final. Dentre os procedimentos que devem ser executados pelos auditores, incluem-se os testes substantivos, que visam à

Alternativas
Comentários
  • TESTES SUBSTANTIVOS

    É realizado para obter provas suficientes e convincentes sobre as transações, que lhe proporcionem fundamentação para a sua opinião sobre determinados fatos.
  • Testes de controle (= testes de observância ou exames de aderência) : procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos na prevenção ou detecção e correção de distorçoes no nível de afirmações.

    Procedimentos substantivos: são os procedimentos de auditoria planejados para detectar distorçoes relevantes no nível de afirmações.
  • Testes de observânCia, aderênCia ou Controle: obter razoável segurança de que o Controle interno estabelecido pela administração está em efetivo funcionamento/cumprimento.

    Testes ou Procedimentos subsTAntivos: evidências quanto à suficiência/exatidão/validação dos dados produzidos pelos sistemas conbeis e administrativos da entidade. Constituem-se de testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

  • Comentários:


    Conforme definição da NBC TA 330, que trata da resposta do auditor aos riscos avaliados, Procedimento substantivo (chamado anteriormente de  testes substantivos) é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:


    (a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações);
    (b) procedimentos analíticos substantivos.


    Entretanto, embora a questão tenha sido elaborada já na vigência dessa norma de auditoria, a alternativa correta (letra A), traz de forma literal a definição dos testes substantivos da NBC T 11 (norma antiga), que d̀z̀a que tàs testes “v̀sam à obtenção de ev̀dênc̀a quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contáb̀l da ent̀dade.”


    Nenhuma das demais alternativas relaciona-se à definição de testes substantivos (procedimentos substantivos). Ressalta-se que a letra D trata de outro teste de auditoria, o teste de controle (anteriormente chamado de teste de observ̂nc̀a), que “v̀sa à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumpr̀mento” (NBC T 11).


    Já a nova norma (NBC TA 330) define esse teste como sendo o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.


    Gabarito: A
     

    Prof. Claudenir Brito - www.estrategiaconcursos.com.br