SóProvas


ID
2640691
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A criptografia simétrica utiliza a mesma chave criptográfica para encriptação de texto puro e decriptação de texto cifrado. A mesma chave utilizada para “fechar o cadeado” é usada para “abrir o cadeado”.


Com relação ao exposto, qual é o algoritmo utilizado na criptografia simétrica?

Alternativas
Comentários
  • D) Em criptografia, RC4 (ou ARC4) é o algoritmo simétrico de criptografia de fluxo mais usado no software e utilizado nos protocolos mais conhecidos, como Secure Socket Layers (SSL) (para proteger o tráfego Internet) e WEP (para a segurança de redes sem fios). O RC4 não é considerado um dos melhores sistemas criptográficos pelos adeptos da criptografia, e em algumas aplicações podem converter-se em sistemas muito inseguros. No entanto, alguns sistemas baseados em RC4 são seguros o bastante num contexto prático.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/RC4

  • Chave simétrica
    É o tipo de chave mais simples e a mesma chave é utilizada tanto pelo emissor quanto por quem recebe a informação. Ou seja, a mesma chave é utilizada para codificação e para a decodificação dos dados.

    Vários algoritmos de criptografia foram desenvolvidos a partir de chaves simétricas. Dentre os mais comuns estão o DES, o IDEA e o RC.

    DES (Data Encryption Standard): criado pela IBM em 1977, o DES usa chaves de 56 bits, permitindo até 72 quatrilhões de combinações. Apesar disso, foi ‘quebrado’ ou desvendado utilizando-se as chamadas técnicas de "força bruta" (tentativa e erro) em um desafio promovido na internet.

    IDEA (International Data Encryption Algorithm): criado em 1991 por James Massey e Xuejia Lai, o IDEA é um algoritmo que usa chaves de 128 bits e tem estrutura semelhante ao DES.

     

    RC (Ron's Code ou Rivest Cipher): criado por Ron Rivest na empresa RSA Data Security, esse algoritmo é muito utilizado em e-mails e usa chaves de 8 a 1;024 bits. Há várias versões: RC2, RC4, RC5 e RC6. Cada uma delas difere da outra por trabalhar com chaves de maior complexidade.

    Existem ainda outros algoritmos, como o AES (Advanced Encryption Standard), baseado no DES; 3DES; o Twofish; e a sua variante, o Blowfish. O uso de chaves simétricas tem desvantagens, e não é indicado para casos que envolvem informações muito valiosas.

     

    Fonte: http://idgnow.com.br/seguranca/2007/10/05/idgnoticia.2007-10-05.1318584961/

  • Algoritmos simétricas:

    ·         AES,

    ·         DES,

    ·         IDEA,

    ·         Blowfish,

    ·         RC4.

    Algoritmos assimétricas:

    ·         RSA,

    ·         DSA,

    ·         ECC,

    ·         EIGamal,

    ·         Diffie-Hellman.