SóProvas


ID
2641147
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, 67 anos, costureira, com osteoartrite de joelhos há 5 anos. A paciente relata que há dois meses teve agravamento do quadro do joelho direito, com grande dificuldade para realizar agachamento, subir e descer escadas. Ao ser realizada a avaliação fisioterapêutica, foi detectado: crepitação bilateral, dor apenas no joelho direito de intensidade 8; joelhos varos, hipotrofia dos músculos quadríceps e encurtamento de ísquiostibiais bilateralmente. Em relação ao tratamento dessa paciente, analise as recomendações a seguir:


I Deve-se inicialmente realizar exercícios isocinéticos para manutenção e/ou ganho de força e trofismo muscular do quadríceps, pois essa atividade não exige movimento articular, protegendo assim a articulação.

II Deve-se orientar a paciente a subir escada colocando primeiro a perna esquerda e descer colocando primeiro à perna direita, para proteção da articulação do joelho mais acometido.

III Deve-se realizar aplicações da TENS convencional com frequência de 2Hz e duração de pulso de 80µs, para redução do quadro álgico.

IV Deve-se realizar aplicação de calor profundo, pois aumenta a atividade das metaloproteinases que irão promover síntese da cartilagem.

V Deve-se prescrever palmilha com elevação do bordo lateral para melhor distribuição das forças.


Para esse caso, estão corretas as recomendações presentes em

Alternativas
Comentários
  • I Deve-se inicialmente realizar exercícios isocinéticos para manutenção e/ou ganho de força e trofismo muscular do quadríceps, pois essa atividade não exige movimento articular, protegendo assim a articulação. ITEM ERRADO. ESSA DESCRIÇÃO É DA CONTRAÇÃO ISOMÉTRICA.

    II Deve-se orientar a paciente a subir escada colocando primeiro a perna esquerda e descer colocando primeiro à perna direita, para proteção da articulação do joelho mais acometido. ITEM CORRETO

    III Deve-se realizar aplicações da TENS convencional com frequência de 2Hz e duração de pulso de 80μs, para redução do quadro álgico. ITEM ERRADO. NO TENS CONVENCIONAL A FREQUÊNCIA É ALTA (50 a 100Hz) E A DURAÇÃO DO PULSO É BAIXO (45 a 80μs) E É INDICADO PARA DORES AGUDA, NO CASO A PACIENTE APRESENTA DOR CRÔNICA, UMA VEZ QUE É HÁ 5 ANOS.

    IV Deve-se realizar aplicação de calor profundo, pois aumenta a atividade das metaloproteinases que irão promover síntese da cartilagem. ITEM INCORRETO. UMA VEZ QUE O CALOR PROFUNDO É CONTRAINDICADO NA OSTEOARTROSE, POIS PODE CSUSAR AUMENTO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA, LEVANDO AO COLAPSO DA CARTILAGEM.

    V Deve-se prescrever palmilha com elevação do bordo lateral para melhor distribuição das forças ITEM CORRETO