SóProvas


ID
2641567
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A higiene das mãos é o item principal das precauções padrão e é, indiscutivelmente, a medida mais eficaz para prevenir e controlar as infecções. Sobre essa prática de segurança do paciente, considere as orientações a seguir.


I A higiene das mãos pode ser realizada friccionando as mãos com preparação alcoólica ou higienizando-as com água e sabonete líquido ou espuma, o que deixa as mãos livres de contaminação microbiana, potencialmente prejudicial, e também seguras para o atendimento ao paciente.

II A maneira mais eficaz de garantir uma ótima higiene das mãos é higienizando-as com água e sabonete, recurso este que se sobrepõe, inclusive, à utilização de preparação alcoólica para as mãos.

III As indicações correspondentes aos momentos “antes” se destinam a evitar a transmissão microbiana ao profissional da saúde e ao ambiente assistencial, ou seja, outros pacientes, suas imediações e o ambiente dos cuidados de saúde.

IV O objetivo das indicações para a higiene das mãos é interromper a transmissão de micro-organismos pelas mãos e evitar a colonização do paciente por patógenos potenciais, a disseminação de doenças potenciais no ambiente assistencial, infecções causadas principalmente por micro-organismos endógenos, a colonização e a infecção dos profissionais de saúde.


Dentre as orientações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • A maneira mais eficaz de garantir uma ótima higiene das mãos é utilizar a preparação alcoólica para as mãos. As preparações alcoólicas para as mãos apresentam as seguintes vantagens imediatas:
    – Eliminação da maioria dos micro-organismos (incluindo vírus); – Curto período de tempo para higienizar as mãos (20 a 30 segundos); – Disponibilidade do produto no ponto de assistência; – Boa tolerabilidade da pele; – Não há necessidade de qualquer infraestrutura especial (água limpa, lavatório, sabonete e toalha).

    O sabonete (líquido ou espuma) e as preparações alcoólicas para as mãos não devem ser utilizadas concomitantemente. Para cumprir as recomendações de higiene das mãos, os profissionais de saúde devem, idealmente, higienizar as mãos onde e quando os cuidados são prestados, quer dizer no ponto de assistência e nos momentos indicados, o que requer a utilização de produto alcoólico, na maioria das vezes.

  • Conheça os 5 momentos de higienização das mãos que devem ser seguidos pelos profissionais de saúde.

     

     

    Antes do contato com o paciente

     

     

    Antes da realização de procedimento asséptico

     

     

    3º  Após risco de exposição a fluido corporais

     

     

    Após contato com o paciente

     

     

    Após contato com as áreas próximas ao paciente.

     

     

    FONTE : Organização Mundial da Saúde.

     

     

    OBSERVAÇÃO : O álcool gel pode substituir a lavagem das mãos com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, já que ele tem o poder de matar os germes, mas não remove a sujeira, uma vez que não há enxágue.



    Agora saiba como realizar o procedimento correto para garantir a máxima eficiência na higienização das mãos em seu dia-a-dia usando água e sabão ou solução alcoólica, segundo recomendado pela ANVISA.

     


    Em qualquer um dos casos, um cuidado que muitas vezes passa despercebido é a necessidade de se retirar das mãos e pulsos anéis, pulseiras, relógios ou outros adereços sob os quais possam acumular-se microorganismos.

     

     

    FONTE : http://www.accamargo.org.br/saude-prevencao/artigos/higienizacao-das-maos-um-ato-simples-para-garantir-a-sua-saude/103/

     

     

    "DESCANSE NA FIDELIDADE DE DEUS, ELE NUNCA FALHA."

  • Itens corretos:

     

    I A higiene das mãos pode ser realizada friccionando as mãos com preparação alcoólica ou higienizando-as com água e sabonete líquido ou espuma, o que deixa as mãos livres de contaminação microbiana, potencialmente prejudicial, e também seguras para o atendimento ao paciente.

    IV O objetivo das indicações para a higiene das mãos é interromper a transmissão de micro-organismos pelas mãos e evitar a colonização do paciente por patógenos potenciais, a disseminação de doenças potenciais no ambiente assistencial, infecções causadas principalmente por micro-organismos endógenos, a colonização e a infecção dos profissionais de saúde.

  • A higiene das mãos (HM) é amplamente reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. A HM engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos, ela pode ser realizada com preparação alcoólica, água e sabonete líquido ou espuma. A alterantiva I está correta.

    Produtos alcoólicos são mais efetivos na higienização das mãos de profissionais de saúde quando comparados aos sabonetes comuns ou sabonetes associados a anti-sépticos. Porém as preparações alcóolicas não devem ser utilizadas em caso de sujidade visível na mão. Portanto a segunda afirmativa está errada.

    A higienização das mãos antes de entrar em contato com o paciente tem por finalidade a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos presentes nas mãos do profissional e que podem causar infecções.. Portanto a afirmativa III está errada.

    A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades: remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas. Portanto a última afirmativa está correta.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Higienização das Mãos / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2009.

    http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/NOTA+T%C3%89CNICA+N%C2%BA01-2018+GVIMS-GGTES-ANVISA/ef1b8e18-a36f-41ae-84c9-53860bc2513f

    http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/higienizacao_oms/5%20momentos%20A3.pdf


  • O álcool gel pode substituir a lavagem das mãos com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, já que ele tem o poder de matar os germes, mas não remove a sujeira, uma vez que não há enxágue.

    Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.

    Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície. (ANVISA).

  • Higiene das mãos:

    PREPARAÇÃO ALCÓOLICA: 20-30 segundos

    ÁGUA E SABÃO: 40-60 segundos