SóProvas


ID
2641573
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) da Sesap divulgou o boletim epidemiológico com dados recentes sobre a ocorrência de dengue, febre do chikungunya e zika vírus, as chamadas arboviroses, denominação das doenças causadas por mosquitos. O documento apresenta dados até 22 de abril, o que corresponde à semana epidemiológica 16. Apesar da diminuição do número de casos notificados, o índice de infestação predial aponta para a necessidade de ações de prevenção nos municípios. No Rio Grande do Norte, 158 municípios apresentam índice de infestação predial classificado como de alerta ou risco. O controle do [...] Aedes aegypti é realizado pelos Agentes de Endemias nos Municípios sob a supervisão e orientação dos técnicos da Sesap. As ações de controle permitem verificar o índice de infestação predial pelo mosquito sendo efetivadas com a finalidade de monitoramento, controle e tomada de decisão.

Disponível em:<http://www.saude.rn.gov.br> . Acesso em: 13 dez. 2017.

O tipo de vigilância destacada no texto tem como principal finalidade

Alternativas
Comentários
  • LETRA : C

     

    Monitorar a densidade de infestação do vetor para detectar precocemente a ocorrência de patamares capazes de sustentar a transmissão.

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  • monitorar a densidade de infestação do vetor para detectar precocemente a ocorrência de patamares capazes de sustentar a transmissão.

  • Vigilância de notificação - a vigilância de sorotipos circulantes e a detecção precoce de circulação viral e de novos sorotipos do vírus.

    Vigilância de casos - monitorar a ocorrência de casos de dengue para detectar oportunamente o surgimento de surtos.

    Vigilância vetorial - monitorar a densidade de infestação do vetor para detectar precocemente a ocorrência de patamares capazes de sustentar a transmissão.

    Vigilância laboratorial -  a vigilância dos casos e a detecção precoce e tratamento oportuno das formas graves das doenças transmitidas pelo mosquito vetor.

    No caso apresentado pela banca, descreve a ação para controle do vetor nos prédios. Portanto é uma vigilância vetorial que tem por finalidade monitorar a densidade de infestação do vetor para detectar precocemente a ocorrência de patamares capazes de sustentar a transmissão.


    Gabarito do Professor: Letra C



    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume 3 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 1. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

    http://www.saude.sp.gov.br/resources/ccd/materiais...