SóProvas


ID
2641576
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para a prevenção e o controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%, além de ser reconhecidamente segura. Considerando as recomendações mais atuais do Ministério da Saúde do Brasil, analise as orientações sobre a vacinação contra febre amarela para residentes em área com recomendação da vacina ou para viajantes que se destinam a essa área.


I Em gestantes, independentemente do estado vacinal, a vacinação está indicada somente para os casos de mulheres com mais de 20 semanas de idade gestacional.

II Em pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades, para indicar ou não a vacinação.

III Em crianças de 9 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, deve -se administrar uma dose aos 9 meses de idade e uma dose de reforço de 10 em 10 anos.

IV Em caso de pessoas com viagens previstas para áreas em que a vacina é recomendada, no Brasil, indica-se que a vacina seja aplicada de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunização, pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de primovacinação ou de revacinação.


Dentre as orientações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • c

     

  • A questão foi anula pois não há alternativa correta.

    I Em gestantes, independentemente do estado vacinal, a vacinação está indicada somente para os casos de mulheres com mais de 20 semanas de idade gestacional. Errado - A vacina da febre não está indicada para as gestates, porém  essa vacina pode ser administrada nas gestantes após avaliação medica de benefício/risco da vacinação, sobretudo as gestantes que moram nas regiões mais afetadas. Uma medida preventiva no caso das gestantes é evitar viagens e passeios para as regiões endêmicas.

    II Em pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades, para indicar ou não a vacinação. Correto 

    III Em crianças de 9 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, deve -se administrar uma dose aos 9 meses de idade e uma dose de reforço de 10 em 10 anos. Errado - A Vacina da febre amarela foi alterada para apenas uma dose, não tendo mais reforçõ de 10 em 10 anos, entre 9 meses a 59 anos (de acordo com a nota informativa 135 de 2017). 

    IV Em caso de pessoas com viagens previstas para áreas em que a vacina é recomendada, no Brasil, indica-se que a vacina seja aplicada de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunização, pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de primovacinação ou de revacinação. Errado - O unico trecho errado dessa afirmativa é o de revacinação, pois a vacina da febre amarela é dose unica (OBS a unica exceção  a isso é a da dose fracionada da febre amarela que deve ser realidada uma dose de reforço 8 anos depois da primeira, ou seja ao total são 2 dose).

    Portanto apenas a afimativa II está correta.

    Curisoidades sobre a dose fracionada:

    A dose fracionada (⅕ da dose padrão) da febre amarela e aplicada em casos de surtos, quando a não se tem doses suficientes para imunizar toda a população, nesse caso ela deve ser administradra entre 2 a 59 (em criançãs com idade entre 9 meses, podendo ser feita a pratir de 6 meses com o consentimento medico, a 1 ano e 11 meses e 29 dias deve ser administrada a dose padrão).

    Ministério da Saúde afirma que a dose fracionada não é indicada para todos os indivíduos. A dose padrão é recomendada para crianças menores de dois anos, pessoas com condições clínicas especiais e viajantes internacionais que necessitem do certificado de vacinação.

    O uso da dose fracionada é eficaz para imunizar uma parcela maior da população contra febre amarela em situações emergenciais. A OMS indica que o fracionamento pode ser usado como uma resposta rápida contra o alastre da doença. Porém a organização também alerta que o fracionamento não deve substituir um plano de prevenção de longo prazo ou a imunização de rotina com a dose padrão

    Referências:

    https://saude.abril.com.br/familia/vacina-da-febre-amarela-em-gestantes-quando-tomar/

     

  • Continuação das referências do comentario abaixo 

    http://sei.saude.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&codigo_verificador=1896104&codigo_crc=064D94FA&hash_download=1636673f54ccef967a75274636638e4d4493f26129a79f8912b5a41517ec337b82f0b726181430e06beef4397cbd3274b4bba875fe3602531d26f1002bf096d7&visualizacao=1&id_orgao_acesso_externo=0

    https://drauziovarella.uol.com.br/checagens/a-dose-fracionada-da-vacina-e-suficiente-para-proteger-contra-a-febre-amarela/

    http://biblioteca.cofen.gov.br/gravidas-devem-ou-nao-tomar-vacina-contra-febre-amarela-veja-dicas-para-quem-mora-nos-locais-de-risco/

  • I Em gestantes, independentemente do estado vacinal, a vacinação está indicada somente (presstenção nesse termo) para os casos de mulheres com mais de 20 semanas de idade gestacional.

    1º PONTO: Contraindicada para Gestantes

    2º PONTO: em gestante --> A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.

    Complementando.

    .

    tanto Gestantes quanto  mulheres amamentando: a vacinação de gestantes e lactantes não é recomendada em áreas sem circulação viral. .

    .

    Mas, nas áreas com confirmação de circulação viral as gestantes e lactantes devem ser vacinadas.

    * Recomenda-se a suspensão do aleitamento materno por dez dias após a vacinação (..._

    ** Mulheres que estejam amamentando crianças com até 06 meses de idade: A vacinação não está indicada, devendo ser adiada até a criança completar 6 meses de idade. Na impossibilidade de adiar a vacinação, após avaliação médica, se indicado vacinação:.

    .

    .

    II Em pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades, para indicar ou não a vacinação. CORRETISSIMA

    .

    .

    III Em crianças de 9 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, deve -se administrar uma dose aos 9 meses de idade e uma dose de reforço de 10 em 10 anos. (Não)

    o Esquema vacinal consiste em uma dose única a partir dos 9 meses de idade até até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

    .

    .

    IV Em caso de pessoas com viagens previstas para áreas em que a vacina é recomendada, no Brasil, indica-se que a vacina seja aplicada de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunização, pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de primovacinação até aqui está correta ou de revacinação ( NÃO HÁ essa histório de revacinação) há o " BLOQUEIO" ...

    .

    .

    Mas, informações indico a leitura desse Guia  ele é pequeno e execelente!

     Febre amarela : guia para profissionais de saúde / Ministério da Saúde,  2018

    http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/janeiro/18/Guia-febre-amarela-2018.pdf