SóProvas


ID
2641591
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lesão ou úlcera por pressão é um evento adverso e a sua prevenção é considerada meta de segurança do paciente e responsabilidade da equipe multidisciplinar em todos os níveis de atenção do sistema de saúde. Sobre as medidas para prevenção de lesão ou úlcera por pressão, considere as seguintes orientações propostas pelo Ministério da Saúde.


I Os calcâneos devem ser mantidos afastados da superfície da cama (livres de pressão) mantendo a hiperextensão do joelho e a pressão sobre o tendão de Aquiles.

II Realizar mudança de decúbito ou reposicionamento do paciente a cada duas horas ou de acordo com variáveis relacionadas ao indivíduo (tolerância tecidual, nível de atividade e mobilidade, condição clínica global, objetivo do tratamento, condição individual da pele, dor e pelas superfícies de redistribuição de pressão em uso) para reduzir a pressão local.

III Durante a hidratação da pele, áreas de proeminências ósseas ou áreas hiperemiadas precisam ser massageadas. No entanto, a aplicação de hidratante não deve ser realizada, pois pode aumentar a exposição à umidade excessiva e favorecer o desenvolvimento de úlcera.

IV Durante a admissão ou a readmissão do paciente, examine a pele cuidadosamente para identificar alterações da integridade cutânea e úlceras por pressão existentes. Para uma apropriada inspeção da pele, deve-se ter especial atenção às áreas corporais de maior risco: as regiões corporais submetidas à pressão por dispositivos (cateteres, tubos e dreno) e as regiões anatômicas sacral, calcâneo, ísquio, trocanter, occipital, escapular e maleolar.


Dentre as orientações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Para quê prevenir a Úlcera por Pressão?

     

    A úlcera por pressão é definida como lesão na pele, tecidos e/ou estruturas subjacentes e ocasionada devido a pressão isolada de um tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período de tempo, ou combinada com fricção e/ou cisalhamento. Alguns pacientes apresentam maior risco de desenvolver a úlcera por pressão, por isso é preciso identificá-los e lançar mão de medidas para sua prevenção. Assim como a queda, a úlcera por pressão também é um indicador para avaliar a qualidade da assistência de enfermagem.

     

    Fatores de risco para úlcera por pressão:

     

    Grau de mobilidade alterado;

    Incontinência urinária e/ou fecal;

    Alterações da sensibilidade cutânea;

    Alterações do estado de consciência;

    Presença de doença vascular;

    Estado nutricional alterado.

     

    O que fazer para prevenir a Úlcera por Pressão?

     

    Avalie o risco do paciente para desenvolvimento de úlceras por pressão na admissão em qualquer serviço de saúde, realize reavaliações periódicas e utilize escalas específicas, como a Escala de Braden e a Escala de Norton;

     

    Proteja a pele do paciente do excesso de umidade, ressecamento, fricção e cisalhamento.

     

    Mantenha os lençóis secos, sem vincos e sem restos alimentares;

     

    Utilize dispositivos de elevação (elevador, trapézio), rolamentos ou lençóis ao realizar a transferência do paciente da cama para a maca, da cama para a poltrona, entre outras.

     

    Hidrate a pele do paciente com cremes à base de ácidos graxos essenciais;

     

    Realize mudança de decúbito conforme protocolos institucionais;

     

    Incentive a mobilização precoce passiva e/ou ativa, respeitando as condições clínicas do paciente;

     

    Utilize superfícies de suporte e alívio da carga mecânica para minimizar os efeitos do excesso de pressão causado pela imobilidade, como o uso de almofadas, travesseiros ou coxins apropriados e colchão de poliuretano (piramidal ou caixa de ovo).

     

     

    O que lembrar?

     

    Havendo o aparecimento de úlceras por pressão, deve-se tratá-las conforme protocolos institucionais, monitorando e documentando sua evolução.

     

     O que NÃO fazer?

     

    Não é recomendada a utilização de luvas com água em substituição aos dispositivos de prevenção.

     

     

    FONTE : http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/prevencao-de-ulcera-por-pressao-9o-passo-para-a-seguranca-do-paciente/

     

  • Gab B,

      Medidas para prevenção de lesão ou úlcera por pressão.

     

    II Realizar mudança de decúbito ou reposicionamento do paciente a cada duas horas ou de acordo com variáveis relacionadas ao indivíduo (tolerância tecidual, nível de atividade e mobilidade, condição clínica global, objetivo do tratamento, condição individual da pele, dor e pelas superfícies de redistribuição de pressão em uso) para reduzir a pressão local.

    IV Durante a admissão ou a readmissão do paciente, examine a pele cuidadosamente para identificar alterações da integridade cutânea e úlceras por pressão existentes. Para uma apropriada inspeção da pele, deve-se ter especial atenção às áreas corporais de maior risco: as regiões corporais submetidas à pressão por dispositivos (cateteres, tubos e dreno) e as regiões anatômicas sacral, calcâneo, ísquio, trocanter, occipital, escapular e maleolar

  • Os calcâneos devem ser mantidos afastados da superfície da cama (livres de pressão), porém não se deve colocar pressão sobre o tendão de Aquiles e o joelho deve ter ligeira flexão. Portanto a primeira afirmativa está errada.

    A redistribuição da pressão, especialmente sobre as proeminências ósseas, é a preocupação principal. Todos os esforços devem ser feitos para redistribuir a pressão sobre a pele, seja pelo reposicionamento a cada 02 (duas) horas ou pela utilização de superfícies de redistribuição de pressão. Logo, a segunda afirmativa está correta.

    Durante a hidratação da pele, não massagear áreas de proeminências ósseas ou áreas hiperemiadas. A aplicação de hidratante deve ser realizada com movimentos suaves e circulares. A terceira afirmativa está errada.

    Todo paciente deverá ser avaliado sistematicamente na admissão e readmissão. Essa avaliação deve levar em consideração as fragilidades, vulnerabilidades e fatores de risco para o desenvolvimento de alterações de pele assim como corretamente descrito na última afirmativa.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/ulcera-por-pressao


  • Durante a hidratação da pele, não massagear áreas de prominências ósseas ou áreas hiperimadas. A hidratação com hidratantes devem ser realizada com movimentos circulares e suaves.

    Observação povo de Deus sempre temos que tá com isso na mente NÃO É RECOMENDADO MASSAGEAR LESÕES PARA PREVENIR ULCERAS DE PRESSÃO.