SóProvas


ID
2641633
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Mulher de 25 anos, com histórico de múltiplas internações em instituições psiquiátricas para tratamento de dependência de álcool e crack, dá entrada em hospital geral, após segunda tentativa de suicídio por ingestão de duas cartelas de Clonazepan 2 mg. Estabilizado o quadro clínico, a equipe do hospital contata o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ad mais próximo da residência da paciente, objetivando integrá-la à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para continuidade do cuidado.

Nesse caso, a paciente foi encaminhada para o CAPS Ad devido ao fato de esse centro oferecer

Alternativas
Comentários
  • LETRA : D

    atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada e de evolução contínua.

  • O CAPSad atende adultas ou crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Esse atendimento permite o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. Possibilita ainda intervenções precoces, limitando o estigma associado ao tratamento. Os CAPSad desenvolvem uma gama de atividades que vão desde o atendimento individual até atendimentos em grupo ou oficinas terapêuticas e visitas domiciliares. Portanto a alternativa D está correta, as demais não caracterizam o atendimento pelo CAPSad.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.