SóProvas


ID
2642011
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Das estruturas de concreto é exigida a completa adequação às finalidades a que se destinam, levando em consideração o binômio segurança-economia. A esse respeito, analise as proposições abaixo.


1) As falhas ocorridas no transporte, lançamento e adensamento do concreto podem provocar, entre outras patologias, a segregação entre o agregado graúdo e a argamassa.

2) Quanto maior for o tempo de cura do concreto melhores serão as suas características, como a tensão de ruptura e a resistência ao desgaste.

3) A baixa estanqueidade das fôrmas torna o concreto mais poroso, devido à fuga da nata de cimento através das juntas e fendas, provocando a exposição desordenada do agregado.

4) A presença de ácidos orgânicos ou inorgânicos nos materiais utilizados na preparação do concreto não provoca nenhum tipo de deterioração no seu interior.


Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  •  

    Eu não concordo com o gabarito Apesar de constar no link https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/686/1/Dissertacao%20Simone%20Ataide%20Beserra.pdf 


    Posso estar equivocado, mas tudo em excesso faz mal, não tem como quanto maior o tempo de cura ser melhor, vai chegar ao ponto, de tanto excesso que vai fazer mal ao concreto.

    Eu concordo que em tese está correta, mas ai deixou mt em aberto o tempo, ficando mt subjetiva.

  • Tempo de cura

    Quanto maior o tempo de cura do concreto, maior será a garantia de que a hidratação do cimento ocorreu em sua plenitude, e consequentemente as propriedades físicas e mecânicas do concreto, como a resistência a compressão, durabilidade e impermeabilidade, serão maiores

  • Então quer dizer que se eu usar a cura térmica ou a química, acelerando a cura do concreto, a tensão de ruptura e a resistência ao desgaste serão SEMPRE menores do que a cura ao ar livre tomando todo tempo possível?  

     

    Sacanagem....

  • Em qualquer caso, quanto maior for o tempo de cura, ou seja, quanto mais se impedir a saída de água do

    concreto, melhores serão as características como a tensão de ruptura, a impermeabilidade e a resistência

    ao desgaste e aos ataques químicos.


    De Souza e Ripper - Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto - PINI