SóProvas


ID
2642014
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O processo de corrosão do concreto depende das propriedades do meio e das propriedades do próprio concreto. A classificação da corrosão que depende das ações químicas que lhe originam prevê os seguintes tipos:

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • Muitos não sabem o conceito básico de corrosão. De forma simples, pode se dizer que a corrosão nada mais é que um processo de deterioração de determinado material. Nos metais, geralmente, ocorrem por reações químicas ou eletroquímica. No concreto, a corrosão é puramente química, pois ocorre pela reação da pasta de cimento com determinados elementos. 

     

    Pode-se classificar a corrosão do concreto segundo três tipos, dependendo das ações químicas que lhe dão origem: corrosão por lixiviação; corrosão química por reação iônica; e corrosão por expansão.

     

    A corrosão por lixiviação consiste na dissolução e arraste do hidróxido de cálcio existente na massa de cimento Portland endurecido (liberado na hidratação) devido ao ataque de águas puras ou com poucas impurezas, e ainda de águas pantanosas, subterrâneas, profundas ou ácidas, que serão responsáveis pela corrosão, sempre que puderem circular e renovar-se, diminuindo o pH do concreto.

    Quanto mais poroso o concreto, maior a intensidade da corrosão. A dissolução, o transporte e a deposição do hidróxido de cálcio Ca(OH)2 (com formação de estalactites e de estalagmites) dão lugar à decomposição de outros hidratos, com o consequente aumento da porosidade do concreto que, com o tempo, se desintegra. Este fenômeno que ocorre no concreto é similar à osteoporose do esqueleto humano, e pode levar, em um espaço de tempo relativamente curto, o elemento estrutural atacado à ruína. É o processo de corrosão que ocorre com mais frequência.

     

    A corrosão química por reação iônica ocorre em virtude da reação de substâncias químicas existentes no meio agressivo com componentes do cimento endurecido. Esta reação leva à formação de compostos solúveis, que são carreados pela água em movimento ou que permanecem onde foram formados, mas, nesse último caso, sem poder aglomerante. Os principais íons que reagem com os compostos do cimento são o magnésio, o amônio, o cloro e o nitrato.


    Na corrosão por expansão ocorrem reações dos sulfatos com componentes do cimento, resultando em um aumento do volume do concreto que provoca sua expansão e desagregação. Os sulfatos encontram-se presentes em águas que contem resíduos industriais, nas águas subterrâneas em geral e na água do mar, sendo que os sulfatos mais perigosos para o concreto são o amoníaco, (NH4)2S02, o cálcico, CaS04, o de magnésio, MgSO4 e o de sódio, Na2S04