-
Reação de Florence e Barbério são provas de orientação ( possibilidades).
-
CORRIGINDO AS ASSERTIVAS ...
A. A reação Florence (cristais de iodeto de colina) é uma prova de certeza de que o material examinado é esperma. ERRADO - A reação de Florence é uma reação com a Lecitina que também pode ser encontrada em animais.
B. A reação de Barbério (cristais de picrato de espermina) é uma prova de orientação (impossibilidade) de presença de esperma no material examinado. ERRADO - A reação de Barbério (cristais de picrato de espermina) é uma prova de DIAGNOSE (POssibilidade) de presença de esperma no material examinado.
D. A soro-precipitação é uma prova de diagnose individual de esperma. ERRADO - A soro-precipitação é uma prova de IMUNODIFUSÃO (permite determinar a concentração de uma amostra de antígeno).
E. Nenhuma prova realizada confirma que o material examinado é esperma humano. ERRADO - Existe, por exemplo, a técnica de Corin-Strockis, a qual se vale de uma solução de eritrosina amoniacal com reativo para coloração do espermatozoide de forma que este adquire cor rosa forte ou violeta na cabeça, enquanto suas caudas ficam com uma cor mais fraca.
-
Genival Veloso de França ao tratar do tema:
"Pode também o sêmen ser observado através da lâmpada de Wood, quando é identificado por sua ação fluorescente até 72h depois da violência. Ter cuidado com a falsa positividade de algumas substâncias, como leite, vaselina líquida, loções suavizantes de pele, entre outras. Atualmente, ten sido empregada a dosagem de fosfatase ácida e da glicoproteína P30, que se mostra em forma de trações na secreção vaginal, mesmo quando os autores são vasectomizados."
Continua....
"No entanto, o diagnóstico de maior certeza, é, sem dúvida a presença de elemento figurado no esperma - o espermatozoide. Para tanto, pode-se valer do exame microscópico do espermatozoide em material espermático por meio da técnica de Kernechtrol-Picro índigo carmin (KPIC) ou "árvore de natal", capaz de identificar estas células. Nesta técnica tem-se a oportunidade de distinguir espermatozoides completos ou suas cabeças e caudas diferenciadas de outras células não espermáticas."
-
Provas de certeza para Esperma são somente:
Biológicas (Reaçao de Uhlenhuth);
Imunológicas (grupo sanguíneo ABO);
Genéticas (identificação DNA através do PCR)
-
Segundo Genival Veloso, o sêmen pode ser observado através da lâmpada de Wood, quando é identificado
por sua ação fluorescente até 72h depois da violência. Ter cuidado com a falsa positividade de algumas
substâncias, como leite, vaselina líquida, loções suavizantes de pele, entre outras. Atualmente, ten sido
empregada a dosagem de fosfatase ácida e da glicoproteína P30, que se mostra em forma de trações na
secreção vaginal, mesmo quando os autores são vasectomizados.
No entanto, o diagnóstico de maior certeza, é, sem dúvida a presença de elemento figurado no esperma - o
espermatozoide. Para tanto, pode-se valer do exame microscópico do espermatozoide em material
espermático por meio da técnica de Kernechtrol-Picro índigo carmin (KPIC) ou "árvore de natal", capaz de
identificar estas células. Nesta técnica tem-se a oportunidade de distinguir espermatozoides completos ou
suas cabeças e caudas diferenciadas de outras células não espermáticas.
Gabarito: C