-
Não concordo com o gabarito, pois para inserir uma função também podemos fazê-la manualmente, sem precisar ir no assistente Inserir Função.
-
Concordo com você Diogo, basta clicar na célula e digitar a função.
Deveria ser anulada.
-
Realmente, questão deveria ser anulada. E se alguém selecionar a célula e depois digitar "=(A1+A2)". O Excel entenderá que o indivíduo fez uma soma, mas ele não NECESSARIAMENTE utilizou a função Inserir função. Vamos ver o que acontece, não é?
Vamos até o fim galera!
-
Olá pessoal,
Discordo dos colegas acima.
A questão está CORRETA, pois NÃO afirma que o modo mencionado é ÚNICO.
Bons Estudos !
-
Concordo com o pessoal. Quando se diz que é necessário, é como se dissesse que é obrigatório... e não é.
-
Pessoal, ratificando o comentário dos colegas, exceto o do denis loureiro, também acho que a questão está errada, pois quando a questão fala que é uma condição NECESSÁRIA quer dizer que para inserir uma função no excel o único modo é esse, ou seja é necessário fazer esse procedimento para se inserir uma função no excel.
Na verdade a questão fala de uma condição SUFICIENTE, ou seja, uma das condições de se inserir uma função é a que ele mostrou, porém não a única. Acho que deve ter alterado o gabarito. bons estudos
-
É uma questão de Lógica Matemática, gente:
"Ser A é condição necessária para X ser F quando é impossível que X seja F e não seja A. Por exemplo: ter um assento é uma condição necessária para algo ser uma cadeira. " [Wikipédia]
Ou seja, se teclar Inserir Função é condição necessária para inserir uma função em uma planilha, então é impossível se inserir função sem a teclar em Inserir Função!
A palavra correta sera "suficiente"!!
A questão deve ser considerada ERRADA!!
-
Gente, eu acho que a questão está correta, pois entendi que o "necessário" se refere a selecionar a célula, o que é verdade, e, logo em seguida, ele disse uma das formas de se inserir uma função que seria por meio do assistente Inserir Função !!
"Para se inserir uma função em uma célula de planilha do Microsoft Excel, é necessário, primeiramente, selecionar essa célula e acionar o assistente Inserir Função ( umas das formas de se inserir).
-
Certo. Esta é uma das formas possíveis para a inserção de fórmulas e funções no Excel, e é a forma mais recomendada. Claro que podemos efetuar o clique na célula e já iniciar a digitação, com o conteúdo que desejamos (caso já saibamos como é a fórmula que deverá ser usada, dispensando o uso do assistente).
-
Para que a questão fosse considerada verdadeira deveria estar escrito É SUFICIENTE e não É NECESSÁRIO ... A própria banca do CESPE não se decide...
-
Creio que a discussão da questão não deva se pautar no uso da palavra "necessariamente".
Há uma diferença entre função e formula.
1. Formula: expressão matematica digitada pelo usuário;
2. Função: expressão matematica disponibilizada pelo Excel que apresenta a estrutura de uma formula.
Entendem a diferença?
Função é apresentada pelo excel e vc seleciona dentre aquelas trazidas prontas pelo software! Já formula são as expressoes que nós usuarios desejamos calcular!!!
-
Ressalto que se na questão fosse do Excel 2007/10 estaria errada, pois na FAIXA DE OPÇÕES seria a GUIA "fórmulas" e inserir função.
-
Eu percebo que há pessoas aqui que sempre colocam o GABARITO e fzem comentários da questão como se ela não tivesse problema algum.
-
necessário
adj.
adj.
adj.
1. Que é de necessidade.
2. Que não pode deixar de ser ou de se fazer.
3. Que é preciso; de que não se pode abdicar. = ESSENCIAL, IMPRESCINDÍVEL
4. Subsistente por si mesmo. ≠ = CONTINGENTE
s. m.
s. m.
5. Aquilo de que não se pode prescindir; o que não pode deixar de ser ou de se fazer.
Ou seja, a questão restringiu sim ao fato de se usar o assistente o que torna a questão incorreta, pois é possível inserir função manualmente. Tivesse feito essa prova iria recorrer até a academia brasileira de letras. Gosto muito desta banca, mas para quem sempre se preocupa com palavras restritivas e etc esta questão fugiu totalmente do padrão CESPE.
-
Gabarito correto.
"...é necessário, primeiramente..." fazer o seguinte: "selecionar essa célula" -> é necessário selecionar, a seleção é indispensável.
e
"acionar o assistente Inserir Função". -> isso não é necessário, pois não é a única forma que temos para inserir função, como bem disseram os colegas.
CESPE. Ler por partes. E em cada pedacinho ir concluindo: "até aqui nos ajudou o Senhor".
Fé, meu povo.
-
O que aconteceu foi que a questão ficou ambígua. Eu errei, pois entendi que era NECESSÁRIO fazer as duas ações. Mas ela também pode ser interpretada como: ser necessária a seleção da célula e opcional a inserção da função, já que esta pode ser feita manualmente.
Por isso acho que deveria ter sido anulada.
-
É NECESSÁRIO MAS NÃO É ESSENCIAL...
Não é a primeira vez que a banca faz isso com o candidato
GABARITO CERTO
-
Esse "necessário" acaba com o candidato!
-
O amigo que acha que a questão está certa não fez questões do cespe o suficiente para perceber que a banca diferencia Suficiente de Necessário.
-
QUESTÃO ERRADA
necessário: adjetivo 1. absolutamente preciso; essencial, indispensável. 2. que se não pode evitar; imprescindível, inevitável, forçoso. (dicionário google).
Fórmula é diferente de função pois, toda função é uma fórmula, mas nem toda fórmula é uma função.
Toda fórmula pode ser feita diretamente na célula, logo toda função pode ser feita diretamente.
Como pode ser visto no próprio site da Microsoft (link: https://support.office.com/pt-br/article/criar-uma-f%C3%B3rmula-usando-uma-fun%C3%A7%C3%A3o-4c6b47d3-1c39-49ec-b79e-8f209e4cab7e ) "Para iniciar a fórmula com a função, clique na barra de fórmulas ou comece a digitar a fórmula na célula."
Alguns disseram que deve ser analisado por partes "é necessário, primeiramente, selecionar essa célula (1) E acionar o assistente (2)", que só a primeira parte seria necessária; mas nesse caso você não pode analisar por partes, se você utilizar o Raciocinio Lógico e tabela verdade, essa afirmação só pode ser verdadeira se (1) E (2) forem verdadeiros, bastando um argumento ser falso para a afirmação toda ser falsa.
Poderia até ser analisado por partes, se no caso fosse: "é necessário, primeiramente, selecionar essa célula (1) OU acionar o assistente (2)"; então bastaria que um argumento fosse verdadeiro para a afirmação toda ser verdadeira.
Essa é claro, é minha opinião, mesmo sabendo da opinião da banca, do professor e de alguns alunos eu marcaria errada e entraria com recurso.
-
Há várias maneiras de se inserir uma função.
Dentre elas, podemos na guia "página inicial" clicar na seta do icone de Somatório (aquele E diferentão), clicar em "Mais funções", e lá teremos também todas as funções que aparecem nesse caminho "necessário" que a questão trouxe erroneamente.
-
Tipo de questão que eu só vou acertar se me lembrar da resposta errada que fiz quando resolvi da última vez! rs
-
É necessário? "É NECESSÁRIO"? LÓGICO QUE NÃO! é umas das formas dentre outras!!!
-
Tem hora que a CESPE usa do "é necessário" como excludente, único, sem nenhuma outra opção. Aí, tem questão que vem assim. Pra mim é Errado, conforme outras questões de quando a banca se utiliza dessa expressão.
-
A CESPE sempre procura f#der a pessoa de alguma forma. Incrível
-
Se é necessário, como pode haver outra forma?