-
Princípios da Segurança da Informação: DICA (Ponto dos Concursos, curso de informática para o MPU, professora Patrícia Quintão. Aula 01)
D - DISPONIBILIDADE: é a garantia de que a informação deve estar disponível, sempre que seus usuários (pessoas e empresas autorizadas) necessitarem, não importando o motivo;
I - INTEGRIDADE: esse princípio destaca que a informação deve ser mantida na condição em que foi liberada pelo seu proprietário, garantindo a sua proteção contra mudanças intencionais, individas ou acidentais;
C - CONFIDENCIALIDADE: a garantia de que a informação não será conhecida por quem não deve, ou seja, somente pessoas explicitamente autorizadas poderão acessá-las;
A - AUTENTICIDADE: é a capacidade de garantir a identidade de uma pessoa (física ou jurídica) que acessa as informações do sistema ou de um servidor (computador) com quem se estabeleçe uma transação, como um e-mail, ou comercial, como uma venda on-line.
-
Não repúdio = Assegura que nem o emissor nem o receptor, de uma informação, possam negar o fato
-
ASSERTIVA: CERTO
A PALAVRA EXCLUSIVIDADE DEIXA UM POUCO NA DÚVIDA EM SE TRATANDO DAS PEGADINHA DO CESPE, MAS ESTÁ CORRETO O CONCEITO DE CONFIDENCIALIDADE.
-
Certo.
Complementando
Confidencialidade: Informações a pessoas autorizadas aos DADOS e INFORMAÇÕES.
Bons estudos.
-
Creio que a acertiva esta errada pois não existe garantia no ramo da informatica, existindo apenas algumas ferramentas que tornam o trabalho dos crackes mais dificil
-
QUESTÃO ERRADÍSSIMA.
Agora pronto, dei para errar todas as questões que utilizam termor RESTRITIVOS aplicadas em 2011.
Ora (99,99%) o termo ´´garante``, empregado para segurança da informação está errado, ora (0,1%) está correto. Não entendo isso.
´´GARANTINDO-SE, assim, o sigilo da comunicação ou a EXCLUSIVIDADE de sua divulgação APENAS aos usuários autorizados.``
Não entendo muito de informática, mas sei que o bom trato e cuidado com o sistema, é IMPRESCIDÍVEL para MINIMIZAR a inobservância com os princípios da segurança da informação (CIDA).
Fé e paciência
-
Errei a questão pois questionei a limitação apenas ao ambiente digital.
-
Talvez ajude:
DISPONIBILIDADE: (quando eu quiser ou precisar, eu acesso)
INTEGRIDADE: (Não houve alteração no caminho)
CONFIDENCIALIDADE: (Confidencial entre mim e você)
AUTENTICIDADE: (Autêntico, pois sou eu)
Busquei situações chaves, espero ter ajudado.
-
Confidencialidade é a propriedade da informação pela que não estará disponível ou divulgada a indivíduos, entidades ou processos sem autorização. Em outras palavras, confidencialidade é a garantia do resguardo das informações dadas pessoalmente em confiança e proteção contra a sua revelação não autorizada.
Em um sistema que garante a confidencialidade, caso um terceiro capture informações trocadas entre o remetente e o destinatário, não será capaz de extrair qualquer conteúdo inteligível.
Para garanti-la, utilizam-se mecanismos de criptografia e de ocultação de comunicação. Digitalmente podem manter a confidencialidade de um documento com o uso de chaves assimétricas. Os mecanismos de criptografia devem garantir a confidencialidade durante o tempo necessário para a descodificação da mensagem. Por esta razão, é necessário determinar quanto tempo a mensagem deve permanecer confidencial. Não existe nenhum mecanismo de segurança absolutamente seguro.
-
A confidencialidade é a garantia de que a informação não será conhecida porquem não deve, ou seja, somente pessoas explicitamente autorizadas poderão acessá-las.
-
"refere-se", ou seja, na teoria era pra ser isso, mas na prática sabemos que não é assim que acontece.
temos que diferenciar a teoria da prática, em questões de informática.
-
Revisando os princípios fundamentais da segurança da informação: CIDA
Confidencialidade: é a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas – incluindo usuários, máquinas, sistemas ou processos. Seria algo similar à privacidade, em que pessoas autorizadas podem acessar e visualizar uma informação e pessoas não autorizadas não podem.
Integridade: é a capacidade de garantir que a informação manipulada está correta, fidedigna e que não foi corrompida. Esse princípio geralmente trata da salvaguarda da exatidão e completeza da informação, com o intuito de aferir que a informação não tenha sido alterada sem autorização durante seu percurso, de sua origem ao seu destino, mantendo todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação.
Disponibilidade: é a propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada. De certa forma, ela garante que usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.
Autenticidade: é a propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem alega ser. Em outras palavras, ela garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação. (Alguns autores consideram como princípios fundamentais apenas Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. Já outros consideram também o Princípio da Autenticidade)
-
Dá até medo de marcar com esse "garantido" ai rsrsrs
GABA: C
-
GAB. CERTO
Macete para gravar os Princípios Básicos da Segurança da Informação (PBSI)
O mineiro sempre solicita um CADIN de pão de queijo.
Confidencialidade ———- (sigilo)
Autenticidade—— (prova da identidade)
Disponibilidade———- (garantia de acesso ao sistema)
Integridade ———— (contra modificação)
Não-repúdio———— (impossibilidade de negar participação)
FONTE: errando e aprendendo com os colegas do QC. Obrigada!!!
-
Conceitos básicos de segurança da informação, "CIDA":
Disponibilidade: garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação;
Integridade: garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação.
Confidencialidade: limita o acesso a informação tão somente as entidades legítimas, ou seja, aquelas autorizadas pelo proprietário da informação.
Autenticidade: (não repúdio) Assegura que a informação é realmente da fonte que se declara ser.
-
Gabarito: Certo
Confidencialidade --- é a capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam relevadas a entidades não autorizadas, incluindo máquinas, usuários, sistemas ou processos.