-
geral.
-
O que a questão diz: Efetuados ao final do exercício fiscal, os inventários abrangem todos os itens de estoque de uma só vez. Suas operações de duração são relativamente prolongadas, por incluir quantidade elevada de itens, impossibilitando as reconciliações, a análise das causas de divergências e, consequentemente, os ajustes na profundidade.
Observemos agora o conceito de Inventário físico geral => Contagem física de todos os produtos, através da leitura ou digitação de códigos de barras e ou códigos internos, com emissão de relatórios personalizados para cada tipo de necessidade do cliente.
Logo gabarito letra D ;
-
Gab: D) Geral
Inventário Rotativo
Inventário Rotativo é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque. Este processo exige que o estoque seja contado em uma frequência pré-determinada (diária, semanal, mensal), sendo assim organizada em períodos cíclicos que acontecerão de acordo com a demanda de cada negócio.
Inventário Periódico
A contagem de um inventário periódico é realizada no final de um período determinado pela empresa. Os objetivos são: atualizar as informações do sistema de estoque, elaborar demonstrativos financeiros e corrigir eventuais falhas humanas.
Inventário Geral
Tem por principal objetivo a elaboração de demonstrativos financeiros. Ele não é um requisito legal, porém é uma exigência dos acionistas e contadores da empresa.
Normalmente, a realização do Inventário Geral exige a interrupção das operações do armazém e da fábrica, pois o inventário físico corresponde à contagem de todos os estoques da empresa, validando o físico versus o registrado.
Fonte: https://institutobrasillogistico.com.br/2018/01/25/conceito-importancia-e-tipos-de-inventarios/
-
palavras chave: Todos os itens da empresa.
-
A questão tá com classificação errada, deveria estar em Administração de recursos materiais...
-
Geral
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de inventários. A alternativa a ser marcada deve conter o inventário que consiste em ter suas operações de duração são relativamente prolongadas, por incluir quantidade elevada de itens, impossibilitando as reconciliações, a análise das causas de divergências e, consequentemente, os ajustes na profundidade.
Antes de indicar a alternativa correta, vejamos alguns tipos de inventários:
- Inventário rotativo/contínuo/permanente – é aquele em que a organização está contando os itens permanentemente. O método consiste num levantamento rotativo, contínuo e seletivo dos materiais existentes em estoque. Uma das grandes vantagens desse tipo de estoque é que não há a necessidade de paralisação das atividades organizacionais.
- Anual/geral/periódico – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
- Inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade.
- De transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora.
- De extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora.
- Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
Concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
ENAP, Escola Nacional de Administração Pública. Gestão de materiais. 2015
INSTRUÇÃO NORMATIVA 205/1988 - SEDAP