SóProvas


ID
2643685
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia o caso clí­nico a seguir.

J.A.A., de 64 anos, com história de diabetes mellitus, insuficiência cardí­aca congestiva e hipertensão arterial. Na admissão, o paciente está grave, não respondendo a estí­mulos verbais e dolorosos. Feitos exames de laboratório que revelaram hipoglicemia importante e alto nível de escórias. Foi diagnosticada, então, insuficiência renal aguda. Paciente com rebaixamento do ní­vel de consciência, apático e prostrado. Gasometria no dia da internação pH = 7.26 HCO3 = 17.2 PCO2 = 36 pO2 = 56 BE = -5.7.

O distúrbio Ácido-básico apresentado é

Alternativas
Comentários
  • Valores normais:

    pH: 7,35 a 7,45

    pCO2: 35 a 45 mmHg

    HCO3: 22 a 26

    pO2: 80 A 100 mmHg

    BE: -2 a +2

     

    Valores questão:

    pH: 7.26 ACIDOSE

    PCO2 = 36 NORMAL 

    HCO3 = 17.2 BAIXO: ÁCIDO

    pO2 = 56 BAIXO

    BE = -5.7

    possíveis diagnósticos: cetoacidose diabética, insuficiência renal, diarreia grave, ingestão de salicilatos, jejum prolongado, entre outras.

     

    Primeiro avaliamos o ph: Normal, Acidose ou Alcalose? ACIDOSE

     

    Depois, o sistema respiratório (pCO2): normal, baixo (alcalino) ou alto (ácido)? NORMAL

     

    Por último, o sistema metabólico (HCO3): normal, baixo (ácido) ou alto (alcalino)? ÁCIDO

     

    Qual o diagnóstico? ACIDOSE METABÓLICA, ÍTEM A.

     

     No caso de uma acidose metabólica, administra-se bicarbonato, geralmente de sódio, ou lactato de sódio. O lactato é metabolizado pelo fígado em bicarbonato. Portanto, se o paciente apresenta deficiências hepáticas, não se deve administrar lactatos. No caso de cetoacidose diabética, a administração de insulina é o suficiente para reverter esse quadro.

     

  •  

    De acordo com o artigo: Abordagem clínica dos distúrbios do equilíbrio ácido-base.

    Simpósio: EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS Capítulo IX

     

    Acidose metabólica

     

    Definição

     

    A acidose metabólica se caracteriza pela adição de H+ e remoção de HCO3 - do corpo, levando à diminuição do conteúdo de HCO3 - no compartimento EC. Ressalta-se que as concentrações de H+ e de HCO3 - podem estar normais se outra condição que aumente a concentração plasmática de HCO3 - estiver presente. Este segundo processo pode adicionar novo HCO3 - ao corpo (p. ex., a perda de ácido clorí- drico (HCl) pelo estômago em pacientes com vômitos) ou a concentração plasmática de HCO3 - pode subir quando ocorre diminuição importante do volume do compartimento EC (p. ex., em pacientes com diarreia profusa).

     

    FONTE : http://revista.fmrp.usp.br/2012/vol45n2/Simp9_Abordagem%20cl%EDnica%20dos%20dist%FArbios%20do%20equil%EDbrio%20%E1cido-base.pdf

  • O mais correto seria uma Acidose Metabólica descompensada