SóProvas


ID
2643694
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança, com quatro meses de idade, é levada por sua mãe à Unidade Básica de Saúde para iniciar o esquema de vacinação. De acordo com o Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde e as recomendações vacinais, a criança deverá receber as seguintes vacinas:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está errada, não esta fazendo sentido

  • Não está certo a resposta ela deverá receber aos 4 meses pelo calendário de vacinação de 2018

    A segunda dose da penta(difteria,tétano, coqueluche, Infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b e hepatite b) a segunda dose da vip(vacina inativa da poliomielite) a segunda dose da pneumo conjugada 10v e a segunda da rotabirus

  • A CRIANÇA INICIOU  O TRATAMENTO, ESTÁ COMEÇANDO TODO O ESQUEMA.

  • Levando em consideração o calendário de 2018, e se fosse para fazer todo o esquema, estaria faltando hepatite B e rotavírus.

  • A questão está corretíssima. A criança iniciou o esquema aos 4 meses e a vacina rotavírus (a primeira dose) deve ser administrada até 3 meses e 15 dias. Portanto ela não tomará nenhuma dose de rotavírus. A hepatite B monovalente deverá ser administrada na maternidade juntamente com a BCG. como não tomou na maternidade, essa vacina poderia ser administrada até 30 dias após o nascimento da criança. Como a criança já está com 4 meses tomará a Penta (que tem hep B na composição).

    Tomará as seguintes vacinas: BCG, VIP, PENTA, PNEUMO 10 E MENINGO C

  • Por anulação:

    D) Não inicia com VOP, e sim, VIP.

    B) Varicela não entra aos 4 meses.

    A) a 1ª dose da Rotavírus pode ser administrada a partir de 1mês e 15 dias até 3 meses e 15 dias. Logo, ele já perde esse esquema porque já passou do tempo.

    C) QUESTÃO CORRETA, porque a BCG é indicada para crianças de 0 a 4 anos, com obrigatoriedade para menores de 1 ano, como dispõe a Portaria nº 452, de 6 de dezembro de 1976, do Ministério da Saúde.

     

  • Uma criança, com quatro meses de idade, é levada por sua mãe à Unidade Básica de Saúde para iniciar o esquema de vacinação (Então supoe-se que essa criança não tomou nenhuma vacina antes) Ok!

    De acordo com o Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde e as recomendações vacinais, a criança deverá receber as seguintes vacinas:

    Pelo calendário de 2018:

    POR ELIMINAÇÃO 

    .

    .

    a vacina inativada contra poliomielite  , pentavalente, rotaví­rus 1º dose preferencialmente no 2 mês  - contudo pode ser aplicada até 3 meses e 15 meses (JÁ PERDEU) , pneumocócica 10 valente e meningocócica C.

    .

    b vacina inativada contra poliomielite , pentavalente, BCG, pneumocócica 10 valente, meningocócica C e varicela 1º dose com 4 anos (presstençãoo é 4 anos) de idade até os 6 anos 11 meses e 29 dias ( Vai demorar um pouco ainda para tomar) .

    .

    .

    c vacina inativada contra poliomielite (são 3 doses - 1º - 2 m/ 2º 4 m / 3º m ), pentavalente  ( são 3 doses e 2 reforços com DTP), pneumocócica 10 valente (2 dose - 1ª 2m e 2º 4m e 1 reforço - 12 m), meningocócica C (2 dose - 1ª 3m e 2º 5m e 1 reforço - 12 m) e BCG (ao nascer - não da para esquecer).

    .

    .

    d vacina oral contra poliomielite - VOP nesse novo esquema vacional  entra apenas como REFORÇO - duas vezes 1ª 15 meses 2º com 4 anos ( presssstenção essa é uma casca de banana) , pentavalente, rotaví­rus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C e BCG

    .

    .

    * Vamos complementar

    RotaVírus - administrar 2 doses, aos 2 e 4 meses de idade.

    A 1ª dose pode ser administrada a partir de 1mês e 15 dias até 3 meses e 15 dias.

    A 2ª dose pode ser administrada a partir de 3 meses e 15 dias até 7 meses e 29 dias.

    Manter intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Se a criança regurgitar, cuspir ou vomitar após a vacinação, não repetir a dose..

  • só uma observação no comentário Bianca Waylla,

    primeira dose da varicela é administrada aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ou tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) + varicela

    segunda dose da varicela é administrada aos 4 anos até 6 anos, 11meses e 29 dias.

  • Alessandra Cordeiro, hepatite B somente até 30 dias de vida.

  • Não tem como inserir Hepatite B, pois a criança pode realizar até os primeiros 30 dias após o nascimento. Senti falta da rotavírus, pois segundo Manual do M.S esta vacina pode ser administrada até 7 meses e 29 dias.