SóProvas


ID
2643751
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A malária é reconhecida como um grave problema de saúde pública no mundo. O enfrentamento adequado dessa endemia também é fundamental para consolidar o processo de descentralização das ações de epidemiologia e controle da doença, bem como a integração com as atividades da atenção básica. Nessa doença,

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: C

     

    A malária é uma infecção causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitida por mosquitos Anopheles, caracterizada por episódios de febre, calafrios e tremedeiras. A presença do parasita leva à destruição das hemácias (glóbulos vermelhos) e consequente anemia.

     

    Sintomas da malária

    Os sintomas da malária costumam aparecer entre 1 e 2 semanas após a infecção, pois o protozoário precisa amadurecer no fígado antes de ser liberado na corrente sanguínea. Esse tempo silencioso é chamado de período de latência e sua duração depende da espécie de Plasmodium presente no organismo. Em alguns casos, esse período pode durar até mesmo anos.

     

    Em todos os casos, as primeiras manifestações da doença são muito parecidas com uma gripe:

    Dor de cabeça; Febre; Calafrios e ataques de tremedeira; Dores articulares; Náusea e vômito; Suor intenso; Dor abdominal; Diarreia; Falta de apetite; Tontura; Fadiga.

     

  • O teste rápido não distingue as espécies, não mede a parasitemia, não detecta as infecções mistas e tem custo mais alto que a gota espessa, mas tem sido usado onde não há acesso ao microscópio.

    A quimioprofilaxia não tem ação contra esporozoítos ou hipnozoítos.