SóProvas


ID
2643778
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação às medidas de prevenção e controle de infecções associadas a cuidados em saúde, são medidas recomendadas as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • o preparo rigoroso da pele não tocando o sítio de inserção após a aplicação de antisséptico e a utilização de cateteres centrais de menor calibre, pois estes causam menos flebite mecânica e menor obstrução do fluxo sanguíneo dentro do vaso.

  • ................................................................................. ******...........................................................................................

     

    De acordo com o Manual do Ministério da Saúde:        Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.

     

     

    a) a manutenção do decúbito elevado (30-45º), a aspiração de secreções subglóticas rotineiramente e a troca do circuito do ventilador mecânico a cada sete dias e traqueostomia precoce para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. (ERRADA)

     

     

    Comentário: "Não existe diferença na incidência de PAV entre traqueostomia precoce e tardia, portanto, não se recomenda a traqueostomia precoce na prevenção de PAV."

     

     

    b) o preparo rigoroso da pele não tocando o sítio de inserção após a aplicação de antisséptico e a utilização de cateteres centrais de menor calibre, pois estes causam menos flebite mecânica e menor obstrução do fluxo sanguíneo dentro do vaso. (CERTA)

     

     

     c) a implantação da visita diária, com médico e enfermeiro revisando a necessidade da manutenção do cateter vesical de demora e a troca rotineiramente do sistema, evitando-se a permanência deste por mais de 30 dias, visando à prevenção de ITU. (ERRADA)

     

     

    Comentário: "sua permanência não deveria ultrapassar 24-48 horas. Diversos estudos demonstram que o benefício passa a ser ultrapassado pelo risco de infecção do trato urinário, visto que este é mais um dispositivo invasivo acoplado ao paciente recém-operado."

     

     

    d) o esvaziamento da bolsa coletora até duas vezes durante o período de 24 horas, evitando a abertura constante do sistema fechado, bem como a retirada precoce do cateter, uma vez que o tempo de permanência é fator crucial para infecção do trato urinário. (ERRADA)

     

     

    Comentário: "Esvaziar a bolsa coletora regularmente, utilizando recipiente coletor individual e evitar contato do tubo de drenagem com o recipiente coletor, manter coletor abaixo do nivel da bexiga."

     

    ..................................................................... *******...........................................................................................

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."