- 
                                F2 ligação simples N2 ligação tripla A energia de ligação de N2 é maior já que a ligação tripla é a ligação COVALENTE mais forte. 
- 
                                Pessoal, essa questão “pega” muita gente. A princípio, o candidato apressado poderia raciocinar que o flúor é mais eletronegativo que o nitrogênio, então deve formar uma ligação mais energética. Isso estaria correto, se estivéssemos comparando uma ligação simples com outra. Entretanto, a ligação existente na molécula de nitrogênio gasoso é tripla e, portanto, possui uma energia muito maior que a ligação simples unindo os átomos de flúor. Logo, a assertiva está incorreta.   Gabarito: errada. 
- 
                                A força de uma ligação entre dois átomos pode ser medida pela sua energia de dissociação, quanto maior a energia de dissociação mais forte é a ligação e maior a energia de ligação. Na molécula do N2 tem-se uma ligação tripla entre os dois átomos de nitrogênio (possui 5 elétrons na última camada, logo, precisa realizar três ligações para se tornar estável) enquanto que na molécula do F2, ocorre uma ligação simples entre os dois átomos de flúor (possui 7 elétrons na última camada, portanto, precisa realizar apenas uma ligação para ficar estável). A ligação tripla é mais forte do que uma ligação simples, devido ao fato de mais elétrons unirem os átomos.  Portanto, a energia de ligação entre os átomos de nitrogênio numa molécula de N2 é maior do que a energia de ligação entre os átomos de flúor em uma molécula de F2, o que torna a afirmação presente neste item errada. 
 Gabarito do Professor: ERRADO.
 
- 
                                F  --> família 7A -- LIGAÇÃO SIMPLES  F-F N ---> família  5A - LIGAÇÃO TRIPLA  
- 
                                Para responder esta questão é necessário determinar primeiro a ordem de ligação para a molécula de N2 e para a molécula de F2. Para determinar a ordem de ligação é necessário desenhar o diagrama de orbitais moleculares para as moléculas.   A ordem de ligação é encontrada através da seguinte equação O.L = nº de eligantes – nº de enão-ligantes / 2; neste caso para a molécula de N2 a O.L = 3 e para a molécula de F2 a O.L = 1. A ordem de ligação está diretamente relacionada com a energia da ligação, assim quanto maior a ordem de ligação maior será a energia dessa ligação. Desta maneira a molécula de N2 possuirá a maior energia média de ligação, devido a sua elevada ordem de ligação.