SóProvas


ID
2644048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O Zé Pereira chegou de caravela

E preguntou pro guarani da mata virgem

— Sois cristão?

— Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da MorteTeterê

tetê Quizá Quizá Quecê!

Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu!

O negro zonzo saído da fornalha

Tomou a palavra e respondeu

— Sim pela graça de Deus

Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!

E fizeram o Carnaval.

Oswald de Andrade. Brasil. In: Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald. São Paulo, Círculo do Livro.

Acerca do poema precedente e de aspectos da literatura brasileira a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.


A liberdade formal e o coloquialismo presentes no poema apresentado são também características marcantes do projeto literário dos poetas modernistas da geração de 1945.

Alternativas
Comentários
  • Olá caros colegas, tudo bem com voçês?

     

    ERRADA

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  •  A liberdade formal e o coloquialismo foram usadas na 1ª geração

  • A QUESTÃO FAZ FALSA AFIRMAÇÃO,REFERINDO AOS POETAS DA GERAÇÃO DE 45 ERRADAMENTE. AS CARACTERISTICAS NA

    VERDADE PERTENCE A PRIMEIRA GERAÇÃO.

     

    1ª Geração Modernista (1922 - 1930)

     

    Os principais nomes dessa geração foram: Manuel BandeiraOswald de Andrade e Mário de Andrade

     

    As principais características dessa geração foram: linguagem livre (poesia sem regras de rima e de métrica), linguagem coloquial (livre de formalismos e de palavras cultas), gírias e até erros gramaticais (porque os erros de gramática e a linguagem coloquial é a linguagem usada pelos brasileiros). Temas tratados com irreverência e ironia (bom-humor, piada, paródia), temas inspirados no cotidiano das pessoas e poemas "relâmpagos" (curtíssimos  e breves

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    3ª Geração Modernista (1945 - 1960)

     

    Essa geração também é conhecida como Geração de 45. Os principais autores do período foram: Clarice LispectorJoão Guimarães Rosa e Nelson Rodrigues, além de Ariano Suassuna e Lygia Fagundes Telles

     

    A poesia volta a ficar um pouco mais formal (efeito "poesia é a arte da palavra") e há uma preocupação maior com o estilo e com a estética da poesia. Na prosa, Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles trabalharam o aprofundamento psicológico dos personagens e inovaram as técnicas narrativas, quebrando o tradicional "início, meio e fim". Guimarães Rosa se dedicou ao regionalismo (ele é o autor de Grande Sertão: Veredas) e inovou a narrativa ao empregar o discurso indireto livre. O teatro ganhou força com Nelson Rodrigues. 

     

     

  • Alguém sabe qual a obra de literatura o Cespe se baseia? puxaa

  • recomendo aos cespianos de plantão: CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira

  • Liberdade e Coloquialismo : Primeira Geração... 1922 a 1930 ( Fase Heroica ).

    Uso de versos Livres e Brancos- Linguagem Cotidiana : Segunda Geração... 1930 a 1945 ( Geração de 30 ) .

  • Errei pq pensei na prosa e a questão diz Poetas.

    No campo da prosa (romance e conto), destaca-se a literatura intimista, de sondagem psicológica e introspectiva, com a exploração dos conflitos entre o homem e a modernidade, a busca da universalização e de uma literatura engajada, tendo como destaque a escritora Clarice Lispector. Também o regionalismo desperta interesse, tendo a recriação dos costumes e da fala sertaneja como principal mote (Guimarães Rosa).

     

    No campo da poesia, a Geração de 45 nega a liberdade formal, as ironias, as sátiras e outras características modernistas, buscando uma poesia mais equilibrada e séria (como a de João Cabral de Melo Neto). A poesia, aqui, deveria seguir um modelo mais formal, com versificação mais regrada, maior erudição e uso de temas mais universais.

  • GABARITO: ERRADO

    A liberdade formal e o coloquialismo foram usadas na 1ª geração Modernista (1922 - 1930).

    Oswald de Andrade é um dos escritores deste período, não da 3ª geração. Há, também, a retomada da linguagem formal na 3ª geração.