SóProvas


ID
2644648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente, com base na condição do professor de história da estudante.


Para fundamentar sua explicação, a estudante deveria ter mencionado a Revolução Liberal do Porto em Portugal, que assumiu como fundamento o rompimento do pacto colonial e fez de Dom Pedro I o protagonista da independência.

Alternativas
Comentários
  • A revolução do Porto tinha como objetivo a promulgação de uma Constituição e a volta da corte para Portugal.

    Durante o congresso de Viena governantes europeus se recusavam a aceitar pedidos de embaixadores portugueses, pois não dava como reconhecido um rei que governava de uma colônia, portanto acreditavam que aquele governo não tinha direito de voz na assembleia.

    Para melhorar a situação Dom João VI, em 1816 eleva o Brasil na Condição de reino Unido. Na condição de Reino Unido os portugueses perderam o monopólio com a colônia e os brasileiros passaram a comercializar com Portugal de igual maneira.

    A Revolução do Porto não foi somente por causa do fim do pacto colonial mas, também dos outros fatores mencionados no corpo do texto, essa revolução não era contra o pacto colonial pelo contrario queriam que o Brasil voltasse a ser colônia novamente. Sendo assim a Alternativa está incorreta.

  • Em 1820, a insatisfação dos portugueses provocou um Revolução Liberal na cidade do Porto.

    O movimento defendia a supremacia das cortes sobre a realeza, exigia o retorno de Dom João VI a Portugal e o restabelecimento do controle administrativo sobre o território brasileiro.

    Para garantir sua coroa, o rei voltou a Portugal em 1821, deixando seu filho Dom Pedro como príncipe regente do Brasil.

    A tentativa portuguesa de restabelecer a supremacia política e comercial sobre o Brasil provocou a insatisfação dos deputados brasileiros, acelerando o processo de independência política do país.

    A Revolução Liberal queria o restabelecimento do Pacto Colonial e não o rompimento.