-
Os indíos Caetés mesmo foram dizimados porque comeram o primeiro bispo do Brasil, eles habitavam o atual território de Coruripe.
PM_ALAGOAS_2018
-
CORRETO.
Outro fator importante para o extermínio dos indíginas alagoanos foi o assassinano do Bispo Sardinha (na região de coruripe), a responsabilidade do assassinato foi atribuida aos indios caétes e a partir desse momento a igreja católica concedeu um documeneto chamado (guerra justa), autorizando o extermínio dos caétes e também dos índios potiguares que não se convertecem á religião católica.
-
Talita Larissa, isso mesmo. PM-AL 2018
-
Se não estou enganado há uma placa no Pontal de Corurípe descrevendo o ocorrido.
-
GAB C
Revisando :
Questão ) O movimento das bandeiras, que promoveu a interiorização do Brasil, se deu com a adoção de práticas violentas contra os nativos indígenas, o que motivou atritos entre os bandeirantes e as ordens jesuítas.
Gab c ( principalmente os índios caetés )
-Bispo sardinha foi morto pelos índios caetés
-
"Guerra justa"
-
Depois de um naufrágio ocorrido no litoral alagoano, o qual teve todas as vitimas do acidente devoradas pelos índios, entre elas o bispo Sardinha, a coroa se revoltara com os índios da região e mandou diversas expedições militares para exterminar os índios que naquela região habitavam.
-
acharam que o dom pero sardinha era uma sardinha
-
Acho que o correto seria dizer expedições portuguesas e não militares, mas para o cebraspe meio certo é certo.
-
Errei por interpretar primeiras décadas com a pré colonização que achava que não teria violência por conta dos escambos e de o interesse dos portugueses não ser a colonização a priori e sim a exploração !
Porém Treino Forte, Luta fácil !
-
✅ Gab. 110% Certo.
O processo de colonização da região onde hoje é o estado de Alagoas foi extremamente violento. Os portugueses massacraram as tribos indígenas que ofereciam resistência. Nesse contexto cabe mencionar o episódio do assassinato do Bispo Sardinha.
-
Diversos aspectos históricos do início da ocupação de estados e municípios se confundem com o que sabemos sobre estes respectivos territórios em seus períodos históricos correspondentes. Assim, o início da ocupação de Alagoas guarda grandes semelhanças com a História do Nordeste colonial.
Análise do item:
A guerra contra grupos originários é um ponto bem conhecido do início do processo de colonização do Brasil, sobretudo nas capitanias do atual nordeste, e com o atual território alagoano não foi diferente. A violência contra esses povos foi intensa e viabilizou a colonização permanente de seus territórios.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
-
o primeiro bispo do Brasil chamado sardinha foi comido pelos os caetés