SóProvas


ID
2644684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue o item seguinte.


Porto Calvo, Alagoas e Penedo foram os primeiros assentamentos portugueses na região e seu estabelecimento se deu por iniciativa da Coroa portuguesa, que tinha como objetivo a expansão da conquista para o sertão a partir do rio São Francisco.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Quando da instituição do sistema de Capitanias Hereditárias (1534), Alagoas integrava a Capitania de Pernambuco, e a sua ocupação remonta à fundação da vila do Penedo (1545), às margens do rio São Francisco, pelo donatário Duarte Coelho Pereira, que incentivou a fundação de engenhos na região.

  • PARA JEREMIAS SILVA:

     

    BOA RESPOSTA MAS FALTOU EXPOR A FONTE, A BASE BIBLIOGRÁFICA DE SUAS IDEIAS. VLW !!!

     

    ÓTIMOS ESTUDOS...

  • Quando da instituição do sistema de Capitanias Hereditárias (1534), integrava a Capitania de Pernambuco, e a sua ocupação remonta à fundação da vila do Penedo (1545), às margens do rio São Francisco, pelo donatário Duarte Coelho, que incentivou a fundação de engenhos na região.


    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alagoas

  • gente, eu ainda nao sei onde esta o erro ? alguem mais especifico no erro e o pq ?

  • Não se deu pela iniciativa da Coroa portuguesa, e sim pelos donatários:

    Duarte de Albuquerque (filho de Duarte Coelho) - Penedo

    Jorge de Alburquerque - Porto Calvo e Marechal Deodoro, conhecida também por: 1º Sta Maria Madalena/ 2º Alagoas / 3º Marechal Deodoro.

     

    Corrijam-me se eu estiver errada.

     

  • Não foi por iniciativa da Coroa Portuguesa, bem como, a princípio, não havia o intuito de avanço para o sertão, visto que o objetivo inicial era tão somente a extração do Pau Brasil, que poderia ser feito no litoral. 

    A criação de Porto Calvo, Alagoas (Marechal Deodoro) e Penedo se deu pelos donatários, sem qualquer ordem da Coroa Portuguesa. 

    Creio serem esses os erros, alguém aí poderia me corrigir ou acrescentar? 

    Força e Honra!

  • No princípio do século XVII, Penedo, Porto Calvo e Alagoas já eram freguesias e se transformaram em vilas em 1636.

    Não foi a Coroa, porém, a responsável pela fundação dessas cidades. Penedo, por exemplo, foi fundada pelo segundo donatário (titular de capitania) de Pernambuco, Duarte Coelho de Albuquerque (filho de Duarte Coelho Pereira).

    A economia regional orbitava em torno da atividade açucareira.

    Resposta: Errado

  • INICIATIVA DOS DONATÁRIOS!

    Direto ao ponto, sem mimimi!

  • Por iniciativa da coroa portuguesa, isso deixa a questão errada.

  • Se deu por iniciativa da Coroa portuguesa ERRADO, Se deu a partir dos donatários!

    PMAL 2021!

  • Não se deu por iniciativa da coroa portuguesa,mas sim pelos donatários. Isso aconteceu em função da procura de terras mais ao sul de pernambuco para poder plantar a cana de açúcar. Eles queriam apenas novas áreas de cultivo e não desbravar ou conquistar o sertão,como diz a questão.

  • Duarte Coelho (1485-1554) realizou excursão à região sul da capitania em 1545 e fundou Penedo

    . Duarte Coelho reclamava da falta de apoio do Estado Português.

    Em meados do século XVI, a coroa portuguesa criou o Governo-Geral (1548). Desse modo, essa capitania se tornou a primeira capitania real, ou seja, administrada diretamente por um encarregado do governo português.

    Acredito que há erro tb ao afirmar que o objetivo era o avanço para o sertão.

    No início da colonização o gado era criado nos engenhos. Gradativamente houve um aumento no número de reses, o que gerou alguns problemas para os donos de engenhos, uma vez que os gados destruíram o canavial e ocuparam espaços que pertenciam ao cultivo do açúcar. Visando garantir os lucros dos grandes proprietários, a administração portuguesa chegou a proibir a criação dos animais na região litorânea. Essa medida contribuiu para o processo de interiorização e ocupação do “grande sertão”, ultrapassando os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas. 

    Fonte: Apostila História de Brasil, Prof. Isaquel Silva

  • O território alagoano constituía a parte sul da , só vindo a conquistar sua  em , como punição imposta por  aos pernambucanos pela chamada "", movimento separatista. Sua ocupação decorreu da expansão para o sul da lavoura de cana-de-açúcar da Capitania de Pernambuco, que necessitava de novas áreas de cultivo. Surgiram, assim, , Alagoas (atual ) e , núcleos que orientaram, por muito tempo, a colonização e a vida econômica e social da região.

  • ❌ Gab. Errado!

    Foi Duarte Coelho que instituiu a Vila de Penedo quando veio assumir a Capitania de Pernambuco.

    Exploração inicialmente se dá no litoral e na zona da mata o objetivo não era de conquistar o sertão.

  • Aspectos relacionados ao início da ocupação e povoamento são clássicos das provas de
    conhecimentos do tipo e constantemente abordados.

    Análise do item:

    De fato, Penedo é considerada a primeira ocupação portuguesa de Alagoas, assim como Porto Calvo está também entre as mais antigas. No entanto, a ocupação da região tinha como objetivo o mesmo modelo do restante do litoral colonial, que era a produção de açúcar ocupação e defesa do litoral, não sendo a conquista do São Francisco uma prioridade por séculos após o início da ocupação.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO