SóProvas


ID
2644693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue o item a seguir.


No período colonial, a região de Alagoas dependia da importação de víveres da Bahia, porque a economia alagoana era voltada exclusivamente para a produção de açúcar para o mercado internacional.

Alternativas
Comentários
  • Ao se iniciar no século XVII, além da lavoura de cana-de-açúcar, a região de Alagoas era expressiva produtora regional de farinha de mandioca, tabaco, gado e peixe seco, consumidos na Capitania de Pernambuco.


    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alagoas


    SUA VIDA ESTÁ NO WIKIPÉDIA.

  • Prezados, o ERRO da questão é dizer que a produção visava o mercado INTERNACIONAL quando na verdade a produção era REGIONAL.

     

    Prepara-se o cavalo para a batalha, mas é do Senhor que vem a vitória! 

  • ERRO - INTERNACIONAL - Na verdade era REGIONAL.

    ERRO - EXCLUSIVAMENTE PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR - Na verdade não era apenas açúcar, e sim diversos outros cultivos como cana-de-açúcar, feijão, mandioca, fumo, milho, peixe...

     

    Gab. E

  • o erro tambem esta na parte "dependia da importação de víveres da Bahia" quando na verdade Alagoas fornecia 

  • A questão erra em falar que seria exclusivamente açúcar .

    - A região de alagoas era caracterizada por tabaco ,algodão e gado de corte para fomentar os grandes engenhos do litoral.

    - No interior, algodão , mandioca, tabaco e peixe  

    Além disso:

    O latifúndio não era autossuficiente. Entrava no Brasil muitos produtos europeus – principalmente portugueses e ingleses. Também, não havia vigoroso comércio entre as capitanias.

    As distâncias eram grandes de uma região a outra, não havia métodos de comunicação desenvolvidos e poucas rotas comerciais. A maioria do comércio era feito via Atlântico.  

    • No brasil, Prevalecia a monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar, com predomínio do latifúndio da terra e do trabalho escravo ( Índios e negros. Porém os índios em certo lapso de tempo ) .

    Meu resumo .

  • Durante o período colonial, a principal riqueza alagoana era o açúcar, sendo também produzidos, mas em menor escala: mandioca, fumo, milho, couros, peles e pau-brasil. As matas nativas também forneciam madeira para a construção de naus.

    Resposta: Errado

  • Errado, a principal atividade da Capitania de Pernambuco/Alagoas era a Cana. Porém, eles também produziam produtos para o abastecimento interno. Ex: gado, fumo,milho...

  • Exclusivamente non... cana, feijão, mandioca, peixe...

  • exclusivamente e dependia da importação de víveres da Bahia, são os erros

    PMAL 2021

  • Exclusivamente NÃO!

  • não era internacional,mas sim regional. Além disso não era exclusivo da cana de açúcar,tbm tinha tabaco,peixe,farinha de mandioca e etc.

  • Na economia interna circulava feijão, milho, fumo, arroz..

  • ❌ Gab. 110% Errado.

    Não há essa dependência da região da Bahia. E além disso, havia uma agricultura de subsistência, o que contradiz o fato da questão dizer que era exclusivamente voltado para a cana-de-açúcar.

  • prova hoje e comecei a estudar agr, espero que dê.

  • Diversos aspectos históricos do início da ocupação de estados e municípios se confundem com o que sabemos sobre estes respectivos territórios em seus períodos históricos correspondentes. Assim o início da ocupação de Alagoas guarda grandes semelhanças com a História do Nordeste colonial.
    Análise do item:

    A principal atividade na região de Alagoas era a produção de açúcar para a exportação, mas isso não significa que fosse a única. A criação de gado para o abastecimento dos engenhos do litoral era outra atividade importante, além da produção autônoma de alimentos, comum na maioria dos grande engenhos, e do comércio que não estava restrito apenas a importação de víveres da Bahia.  

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO