-
O Quilombo dos Palmares foi um quilombo da era colonial brasileira. Localizava-se na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas.
Conheceu o seu auge na segunda metade do século XVII, constituindo-se no mais emblemático dos quilombos formados no período colonial. Resistiu por mais de um século, o seu mito transformando-se em moderno símbolo da resistência do africano à escravatura. Os quilombos foram uma forma de rebelião contra a condição de escravo e chegaram a oferecer resistência contra o sistema escravista, que obrigava homens e mulheres trazidos da África a prestarem serviços forçados. Os escravos trabalhavam de maneira desumana e sem qualquer tipo de remuneração. Foi na região da Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, que Ganga Zumba e outros escravos fugidos formaram o Quilombo dos Palmares. Este foi atacado diversas vezes. 18 até ser derrotado, demonstrando assim sua grande organização política e militar.
-
Os escravos africanos fugiam dos engenhos de cana-de-açúcar e refugiavam-se na Serra da Barriga. Seus principais líderes foram Ganga e o Zumbi, que assumiu quando da morte de Ganga.
-
Inclusive, o crescimento do (QUILOMBO) foi por causa de várias revoltas na capitania de Pernambuco.
Os escravos aproveitavam as revoltas e FUGIAM.
GAB : C
-
GAB C
Vale mencionar :
A serra da barriga é um grande local de peregrinação em pro de zumbi dos palmares ( uma das áreas mais altas no estado de alagoas ) .
-
Os escravos haviam organizado no reduto um verdadeiro estado, segundo os moldes africanos, com o quilombo constituído por pelo menos 11 mocambos, que eram governados por oligarcas, sob a chefia suprema do rei Ganga-Zumba. Esses mocambos espalhados pelas serras da capitania de Pernambuco constituíam o quilombo de Palmares, espaço no qual se forjou uma sociedade singular a partir de diferentes etnias africanas, cujos conhecimentos e práticas foram ressignificados no contexto colonial da América portuguesa.
Resposta: Certo
-
PMAL 2021!
-
Não era só negros que iam para o quilombo, brancos e índios também faziam parte!
União dos Palmares (AL) - Desde 1981 intelectuais negros vão ao município de União dos Palmares (AL), no dia 20 de novembro, para subir a Serra da Barriga e visitar o local onde existiu o Quilombo dos Palmares e viveu um dos maiores líderes negros, Zumbi dos Palmares.
Zumbi faleceu em 20 de novembro de 1695
-
Significado de Ressignificação
Dar um outro ou um novo significado a (ex.: ressignificar uma experiência).
-
✅ Gab. 110% Certo.
Variados sujeitos sociais, africanos e descendentes de africanos de várias regiões da Africa, se uniram no Quilombo de Palmares criando um modo de vida próprio.
-
Diversos aspectos históricos do início da ocupação de estados e municípios se confundem com o que sabemos sobre estes respectivos territórios em seus períodos históricos correspondentes. Assim o início da ocupação de Alagoas guarda grandes semelhanças com a História do Nordeste colonial.
Análise do item:
Palmares foi a maior e mais famosa forma deste tipo de ocupação de território, conhecido como quilombo. Sua extensão e população assemelhavam-se mais a de um reino do que a de uma fortaleza como normalmente imaginamos os quilombos. Como acolhia fugitivos da escravidão de várias partes da região, tornou-se um espaço de trocas e convivência entre diferentes etnias de africanos escravizados.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO