SóProvas


ID
2644708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue o item seguinte.


As eleições para as juntas provisórias e para as cadeiras alagoanas na Assembleia Constituinte do Brasil em 1822 se deram sem contestações.

Alternativas
Comentários
  • Não tem contestação? Erradissimo.
  • Muitos deputados de pernambuco não gostaram disso

  • Nada nesse período era sem contestação. Ela confusão para todo lado.

  • É certo que os primeiros anos de independência não foram fáceis. Uma sequência de movimentos abalou a vida provincial: em 1824, a Confederação do Equador; em 1832-1835, a Cabanada; em 1844, a rebelião conhecida como Lisos e Cabeludos; em 1849, a repercussão da revolução praieira.

  • Conhecimentos específicos sobre partes do Brasil precisam ser vistos a partir de fontes próprias como o noticiário local e os sítios eletrônicos de governos estaduais e prefeituras além de serem inseridos no que já sabemos sobre os mesmos aspectos em escala nacional.
    Análise do item:

    As juntas provisórias foram instauradas em função do movimento constitucionalista português de 1820 e desta forma já nascem no Brasil tendo como pano de fundo uma grande instabilidade política. Os vagos critérios para sua composição permitiram que disputas internas tumultuassem a escolha de seus membros e em Alagoas não foi diferente, tendo a junta local apenas cinco membros ao invés de sete como em outras províncias. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO



  • gabarito: errado um dia essa farda vem força pessoal