SóProvas


ID
2644711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue o item seguinte.


No processo de independência do Brasil, violentos conflitos ocorreram nas regiões Norte e Sul do país, inclusive em Alagoas, que, ainda em 1822, foi palco da guerra de independência quando as tropas de Labatut, com destino a Salvador, desembarcaram em Maceió e estacionaram em Penedo.

Alternativas
Comentários
  • Em 14 de julho de 1822, Labatut parte do Rio de Janeiro e, acompanhado por alguns regimentos e armas, desembarca em Alagoas antes de fazer o caminho de volta à Bahia por terra. Após reunir mais homens em Pernambuco, o General Labatut e seu Exército Pacificador chegaram à Feira do Capuame, atualmente município de Dias D’Ávila, no dia 28 de outubro. Este era o local onde os milicianos brasileiros, comandados pelo coronel Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque D’Ávila Pereira, haviam montado seu quartel general. No mesmo dia foi passado a Labatut o comando das operações.

    Fonte: http://osheroisdobrasil.com.br/herois/labatut-o-general-da-independencia/

     

    PM AL 2018!

  • Proclamada a Independência do Brasil (Setembro), em outubro de 1822 chegou do Rio de Janeiro o primeiro reforço aos patriotas baianos, sob o comando do francês general Pedro Labatut. Era uma tropa constituída quase toda por portugueses, já que ainda não existia um exército verdadeiramente nacional. O seu desembarque foi impedido, indo aportar a Maceió, em Alagoas, de onde veio, por terra – conseguindo assim arregimentar mais elementos ao fraco contingente.

  • Diversos aspectos históricos de estados e municípios se confundem com o que sabemos sobre estes respectivos territórios em seus períodos históricos correspondentes na história do Brasil. Assim importantes acontecimentos da história de Alagoas guardam grandes semelhanças com a História do Brasil.
    Análise do item:

    A chamada Guerra de Independência do Brasil pode ser considerada como uma guerra civil envolvendo portugueses e brasileiros já que ambos lutaram dos dois lados, durante uma série de conflitos armados pontuais em locais onde tropas leais a Portugal enfrentaram tropas leias ao Império Brasileiro. Com a grande presença em Salvador de tropas leais a Portugal, Alagoas foi o ponto de partida das tropas reunidas do Rio de Janeiro, com as de Pernambuco mais tropas locais que combateram os portugueses de Salvador.
    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO