SóProvas


ID
2644714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue o item seguinte.


A sedição ocorrida em Porto Calvo contra a Junta de Governo eleita em 1822 foi rapidamente derrotada e seus líderes alijados das disputas políticas locais.

Alternativas
Comentários
  • "O grupo político de Porto Calvo não concordou com a eleição e denunciou a Dom Pedro o processo como fraudulento, informando que foram prejudicados os candidatos Floriano Vieira da Costa Delgado Perdigão e padre Francisco José Correa Franco. A reclamação não prosperou, mas os termos utilizados contra os três membros da Junta acusados de fraudadores serviram para acirrar os ânimos, aumentando a disputa inter-oligárquica que no ano seguinte provocaria a sedição de Porto Calvo."

     

    Assertiva errada por informar que que foi rapidamente derrotada

  • Ajilado Lançado para fora da embarcação; arremessado: carga alijada

  • Diversos aspectos históricos de estados e municípios se confundem com o que sabemos sobre estes respectivos territórios em seus períodos históricos correspondentes na história do Brasil. Assim importantes acontecimentos da história de Alagoas guardam grandes semelhanças com a História do Brasil.

    Análise do item:

    A sedição de Porto Calvo se insere num quadro maior de disputas ente partidários da independência do Brasil contra os defensores da união com Portugal. Os revoltosos de Porto Calvo lideraram o movimento contra a junta de governo de 1822 aliando-se aos defensores da independência e colocando a província de Alagoas na vanguarda da luta contra a metrópole.  A sedição em si durou meses e seus líderes seguiram participando das lutas políticas intra-oligárquicas na província após a independência. 
    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.


  • rapidamente derrotada? está errado