SóProvas


ID
2644720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue o item a seguir.


A partir de 1850, a exportação de escravos de Alagoas para outras províncias se tornou importante atividade comercial e propiciou a presença significativa de mão de obra livre nos engenhos e nas fazendas alagoanas já na década de 1860.

Alternativas
Comentários
  • Mão de obra livre ?
  • deveria ter videos nas questoes de historia ne ajudaria muito

  • Gab : correto

    Significado: A mão de obra livre era aqueles que não possuíam um dono oficial, mas mesmo assim tinha dependência das terras de algum dono de engenho para o cultivo. 

     

    A partir de 1850, a exportação de escravos de Alagoas para outras províncias se tornou importante atividade comercial e propiciou a presença significativa de mão de obra livre nos engenhos e nas fazendas alagoanas já na década de 1860.

     

    #PMAL

  • Sim SD, Neves. É exatamente isso que a Andreza R falou. PM-AL 2018

  • A lei Eusébio de Queiroz(1850) proibia a entrada de africanos escravos através dos navios negreiros no Brasil, então a prática de exportar escravos de uma província para outra realmente foi intensificada.

    GAB: CERTO.

  • Com a derrota de Palmares, a escravidão continuará a ser uma das principais engrenagens da economia alagoana. A partir de 1850, por exemplo, foi a exportação de escravos de Alagoas para outras províncias que acabou por se tornar importante atividade comercial, o que propiciou a presença significativa de mão de obra livre nos engenhos e nas fazendas alagoanas já na década de 1860, décadas antes da abolição da escravatura.

    Resposta: Certo

  • Com a proibição do tráfico negreiro no Brasil, em 1850, Alagoas se tornou local de ancoragem do tráfico ilegal de escravos. Ademais, como a demanda das regiões mais ao sul do país aumentava, muitos proprietários de escravos vendiam suas “mercadorias” e, para não ficarem sem mão de obra em suas lavouras, contratavam trabalhadores livres.

    Fonte: Grancursos

  • ✅ Gab. 110% Certo.

    Com a proibição do tráfico negreiro no Brasil, em 1850, Alagoas se tornou local de ancoragem do tráfico ilegal de escravos. Ademais, com a demanda das regiões mais ao sul do país aumentava, muitos proprietários de escravos vendiam suas "mercadorias" e para não ficarem sem mão de obra em suas lavouras, contratavam trabalhadores livres.

  • Diversos aspectos históricos de estados e municípios se confundem com o que sabemos sobre estes respectivos territórios em seus períodos históricos correspondentes na história do Brasil. Assim importantes acontecimentos da história de Alagoas guardam grandes semelhanças com a História do Brasil. 
    Análise do item:

    Em 1850, é promulgada uma lei que determina a proibição do tráfico Atlântico de africanos escravizados. Com a drástica redução do fluxo internacional e a grande demanda de trabalhadores das valorizadas lavouras de café no Sudeste, o chamado tráfico interprovincial de escravizados explode como prática altamente lucrativa de redistribuir estas pessoas de províncias mais ao norte para as mais ao sul.
    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO  


  • CORRETO !!

    Alagoas deu prosseguimento ao trafico negreiro nesta epoca de 1850