-
Somente no fim do século XIX, ou melhor, já nos primeiros anos do século XX, a situação se consolidou com os governos do barão de Traipu e de Euclides Malta, o primeiro da chamada "oligarquia Malta", que se prolongou até 1912.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alagoas
-
Euclides Malta, sofreu muito com a oposição de um politico de maceio chamado de Fernandes Lima, que possuia um jornal e utilizava esse veiculo de inprensa para explorar as supostas ligaçôes dos irmãos Malta com o candomblé, de modo a desgastalos com o eleitorado católico da cidade.
-
PM-AL 2018
-
GAB: CERTO
Após um período de inconstância no início da República, já no início do séc. XX a instabilidade foi contornada nas mãos do governo do Barão de Traipu e de Euclides Malta, apesar da contestação da oposição.
O governo de Euclides Malta ficou conhecido pela “oligarquia Malta”, pois após o seu breve governo inicial, que durou apenas três anos, foi sucedido por seu irmão Joaquim Paulo Malta, e em 1906 Euclides retornou ao poder e ali permaneceu até 1912.
Esses primeiros anos do século então foram marcados por um governo constante, que afastou a instabilidade do século anterior, apesar disso, o governo de Malta tinha uma forte oposição do Partido Democrata. É importante dizer que neste período histórico as lutas político partidárias muitas vezes acabavam em embates sangrentos nas ruas, como foi o caso da luta entre a oligarquia Malta e o Partido Democrata que ceifou a vida do poeta Bráulio Cavalcanti quando participava de um comício.
-
Oligarquia de Malta:
1900-1903= Euclides Malta
1903-1906= Joaquim Paulo ( irmão de Malta)
1906-1912= Euclides Malta.
A Oligarquia Malta teve fim com as eleições de 1912, quando o partido democrata venceu as eleições. Representante dos democratas: Clodoaldo Fonseca.
-
Os primeiros anos do século XX, época em que o governador Euclides Malta esteve à frente do poder em Alagoas, foram marcados por uma sucessão de revoltas populares, tendo aquele governador como seu principal agente. O objetivo deste artigo é reconstituir a trajetória política desse governador e identificar alguns dos elementos que culminaram na sua deposição em 1912, entre os quais a “Operação Xangô”, nome pelo qual ficou conhecido no Estado o episódio que implicou na destruição das principais casas de culto daquela capital e de municípios próximos.
Pessoal, recomendo a leitura do artigo a seguir:
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/42040
-
Certo.
Além disso, essa oligarquia malta é derrotada em 1912 pelo partido democrata, sendo eleito Clodoaldo da Fonseca.
-
A Era de Malta foi marcada por uma grande modernização nas cidades, porém era algo que beneficiava principalmente classes médias e ricas, assim, o governa tinha pouco (ou quase nenhum) interesse em beneficiar a classe trabalhadora, surgindo assim vários protestos contra a familía Malta.
Fonte: PDF Alfacon
-
Conhecimentos específicos sobre partes do Brasil precisam ser vistos a partir de fontes próprias como o noticiário local e os sítios eletrônicos de governos estaduais e prefeituras além de serem inseridos no que já sabemos sobre os mesmos aspectos em escala nacional.
Análise do item:
Euclides Malta herdeiro político de seu sogro o barão de Traipú, ascendeu na política local com base em sua atuação no poder judiciário onde foi advogado e promotor. Aproveitando-se de suas habilidades intelectuais frente aos considerados "incultos" coronéis locais ocupou lugar proeminente na política local por mais de uma década. Foi governador, senador e prefeito e a reforma da constituição estadual que lhe permitiu fazer seu sucessor lhe criou diversos problemas como uma virulenta oposição que articulava até mesmo antigos inimigos aliados entre si para derruba-lo.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO