SóProvas


ID
2644735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da história republicana de Alagoas.


A cena política alagoana esteve em ebulição em 1957, quando transcorreu o processo de impeachment contra Muniz Falcão, tendo sido Teotônio Vilela relator do voto que acatou a denúncia contra o então governador do estado na Assembleia Legislativa.

Alternativas
Comentários
  • "Deputados armados com pistolas e metralhadoras escondidas (mas nem tanto) debaixo de capas de chuva caminham sob o sol inclemente na direção da casa do Legislativo, onde são aguardados pelos oposicionistas. Todos os servidores foram liberados da sessão, mas alguns jornalistas estão presentes. Em análise no dia está o impeachment. Antes mesmo da votação ser iniciada, a guerra começa: os parlamentares entram, tiram as capas e começam a disparar balas nos oposicionistas que, por seu lado, devolvem os ataques com mais tiros. Mesas são viradas para proteção, cadeiras são despedaçadas, deputados são feridos. Três parlamentares e um jornalista foram atingidos e um deputado morreu, alvejado no tórax. Depois de toda essa violência dentro do espaço público, promovida por representantes eleitos, a votação sequer foi iniciada. Foi retomada dias depois, dentro da igreja principal da capital, com proteção militar quando, enfim, o impeachment foi votado – e aprovado."

  • No dia 13 de setembro de 1957, o plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, situado na capital, Maceió, tornou-se palco de um cenário de guerra. Era o dia da votação final do processo de impeachment do então governador do estado, Muniz Falcão. Deputados contrários à destituição do governador entraram em confronto armado contra os deputados oposicionistas, favoráveis ao impeachment.

    Pessoal, recomendo uma leitura da fonte a seguir:

    https://brasilescola.uol.com.br/historiab/impeachment-muniz-falcao-1957.htm

  • CENA DE FILME...

  • Conhecimentos específicos sobre partes do Brasil precisam ser vistos a partir de fontes próprias como o noticiário local e os sítios eletrônicos de governos estaduais e prefeituras além de serem inseridos no que já sabemos sobre os mesmos aspectos em escala nacional.
    Análise do item:

    Muniz Falcão iniciou sua carreira política no estado de Alagoas através da filiação ao grupo político tradicional de Silvestre Góis Monteiro. Porém no decorrer de sua administração como governador foi se tornando simpático ao trabalhismo do tipo brizolista. Ao criar novos impostos para financiar reformas em educação, segurança e redução da pobreza sofreu um processo de impedimento na assembleia legislativa liderado por deputados favoráveis aos interesses dos grandes proprietários das usinas de açúcar. A votação terminou em tiros e levou a uma intervenção federal no estado. 
    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO