-
Resposta: letra A
GABARITO é a marcação feita com fios nos limites da construção antes do início das obras. Os materiais que são utilizados são bem simples: ripas de madeira, estacas, pregos e martelo. Isso serve para se colocar no terreno as posições corretas das fundações, das vigas baldrame e se poder a partir daí levantar as paredes, etc.
fonte:http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario
-
Gabarito: tipo de locação também conhecido como tábua corrida.
-
Levantamento da Poligonal Básica: É a parte de campo do levantamento propriamente dito, sendo os trabalhos iniciados no ponto de partida escolhido, utilizando-se o método do caminhamento.
Os elementos que marcam os limites da área (cercas, valas, etc.), assim como os pontos característicos, são definidos pela medição de ângulos e distâncias. Os ângulos são obtidos pela diferença das visadas vante (próxima futura) e ré (próxima passada). Registram-se dados numéricos em caderneta apropriada, denominada caderneta de campo, e faz-se um croqui do levantamento realizado, anotando-se os detalhes que interessam. Estes dados depois são transportados para a caderneta de cálculo de poligonal. Lançam-se poligonais fechadas, com o objetivo de comprovar a precisão do levantamento.
fonte: livro Topografia para arquitetos
Cavalete: Obras simples de pequeno porte, tendo a vantagem de utilizar a menor quantidade de recursos.
Esquadro: A conferencia pode ser feita através de equipamentos de topografia ou mesmo de maneira simples, através da verificação do esquadro das linhas que originam cada ponta da locação.
-
Os métodos tradicionais de locação de obras são realizado de algumas formas, dentre elas, pelo método de cavaletes e pelo método de gabarito (ou contorno), necessário para visualização do tamanho real da edificação em planta baixa e para determinar os níveis e alturas da construção, como representa o projeto arquitetônico, como representado na imagem abaixo.
No método de gabarito são utilizadas tábuas e pontaletes que cercam a edificação a ser construída, criando o gabarito. Os cantos devem formar ângulos retos entre si. Arames de aço ou linhas de nylon são esticadas a partir de pregos fixados sobre a estrutura das tábuas, e o cruzamento dessas linhas define os pontos a serem locados no terreno, marcado no solo com pintura em cal ou estacas. Esse método é comumente aplicado em obras de grande porte, ou obras com estruturas pré-fabricadas.
Gabarito: Alternativa A.
-
LOCAÇÃO DE OBRAS
POR CAVALETES:
-Ideal para obras de pequeno porte;
-menor quantidade de material;
-dificuldade de perceber desalinhamentos nos cavaletes.
-são estacas cravadas no solo com uma travessa nivelada pregada na horizontal.
POR TÁBUAS CORRIDAS/ TABEIRA/ GABARITO:
-Ideal para obras de maior porte;
-contorna a futura edificação com cavalete contínuo constituído de estacas e tábuas niveladas, e em esquadro;
-são pontaletes cravados ou chumbados com concreto a +/- 2m um do outro e na face interna prega-se tábuas, formando tabeiras.
GABARITO A.