Qualquer fato que for do conhecimento do auditor e que possa alterar sua opinião deve ser considerado. Assim como o planejamento, ele pode modificar a matriz de achados com o fato novo. Letra A errada.
Matriz de achados é um documento que materializa as constatações e informações obtidas durante a execução de auditoria. É bastante usado pelo TCU e é útil para subsidiar e nortear a elaboração do relatório de auditoria. Logo a letra B está errada.
Uma mesma causa pode ser base para mais de um achado sem problemas, letra C errada.
Na última coluna terá as propostas de encaminhamento para tentar solucionar os problemas identificados. Não as propostas de deliberação.
Letra E. Há esta previsão no Manual de Auditoria Operacional do TCU. É o gabarito.
GABARITO E
"236 A matriz de achados contribui para o controle de qualidade, na medida em que auxilia na sistematização e análise dos resultados da auditoria. A matriz de achados é importante para a correta elaboração do relatório de auditoria, pois dispõe, de forma estruturada, os achados, suas evidências, causas e efeitos, elementos que compõem os capítulos principais do relatório. É possível verificar, por exemplo, se os achados são suportados por evidências confiáveis e suficientes; se as medidas propostas são adequadas e se incidem sobre as causas dos problemas que se pretende corrigir; e se as questões de auditoria foram respondidas.
237 A realização de painéis de referência é prática importante que possibilita o controle de qualidade nas auditorias operacionais por meio da revisão das ma- trizes de planejamento e de achados. Tanto a matriz de planejamento, quanto a matriz de achados devem ser validadas em painéis de referência. Normalmente, os painéis de referência contam com a participação de outros servidores do Tri- bunal com conhecimento sobre o tema da auditoria, de membros do gabinete do Ministro-Relator, de representantes do Controle Interno e de especialistas externos. O painel de referência tem por objetivo avaliar a lógica da auditoria e o rigor da metodologia utilizada. Possibilita, ainda, que a equipe seja alertada sobre falhas na concepção e no desenvolvimento dos procedimentos. "
Fonte: Manual de Auditoria Operacional do TCU
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia
Letra A) ERRADA. A matriz de achados é onde são registradas as constatações e informações obtidas durante a execução da auditoria, bem como as propostas de conclusões, recomendações e determinações. Dessa forma, não se limita às constatações e informações obtidas durante a execução da auditoria, podendo conter outras informações.
Letra B) ERRADA. A elaboração dessa matriz é preliminar à confecção do relatório final de auditoria.
Letra C) ERRADA. Pode conter uma ou mais causas para cada achado de auditoria.
Letra D) ERRADA. Essas propostas devem estar contidas no relatório de auditoria.
Letra E) CORRETA. A matriz de achados é instrumento útil para subsidiar e nortear a elaboração do relatório de auditoria, porque permite reunir, de forma estruturada, os principais elementos que constituirão os capítulos centrais do relatório. A matriz propicia compreensão homogênea dos achados e seus elementos constitutivos pelos integrantes da equipe de auditoria e demais interessados.
A questão aborda específico acerca da matriz de achados, segundo Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.42). Veja:
Validação da matriz de achados
146 Após a elaboração da matriz de achados, sua validação é feita por meio da realização do segundo painel de referência. O objetivo principal deste painel é verificar a coerência da matriz apresentada. Nessa ocasião, os participantes são convidados a discutir com a equipe as principais conclusões da auditoria, a suficiência das evidências coletadas, a adequação das análises realizadas e a pertinência das propostas de encaminhamento. Após o painel, a matriz de achados deverá ser validada pelos gestores, a exemplo do procedimento adotado na validação da matriz de planejamento.
Portanto, alternativa correta é E.
Ressalte-se que o painel de referência tem por objetivo principal verificar a coerência da matriz apresentada, em que os participantes são convidados a discutir com a equipe as principais conclusões da auditoria, a suficiência das evidências coletadas, a adequação das análises realizadas e a pertinência das propostas de encaminhamento.