-
Gabarito B
O comando da questão deixa claro que é IMEDIATAMENTE após a limitação. Então a primeira coisa a fazer é solicitar que a administração retire a limitação (letra B). Simples assim.
Não é incomum isso acontecer. Uma breve explicação do trabalho de auditoria normalmente convence e é isso que deve ser feito.
Se persistir, ai sim deve comunicar o assunto aos responsáveis pela governança (letra D)
Lembre-se:
Se houver limitação ao trabalho, o auditor deve:
1º Solicitar a administração e depois à governança para que retire a limitação;
2º Considerar a possibilidade de emitir opinião com ressalva (não generalizado);
3º Caso conclua pela generalização das distorções relevantes, deve renunciar o trabalho, quando permitido, ou abster-se de expressar uma opinião.
-
NBC TA 705 - MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE
11. Se, depois de aceitar o trabalho, o auditor tomar conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria que tem, segundo ele, probabilidade de resultar na necessidade de expressar uma opinião com ressalva ou abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve solicitar que a administração retire a limitação.
12. No caso de a administração se recusar a retirar a limitação mencionada no item 11, o auditor deve comunicar o assunto aos responsáveis pela governança, a menos que todos os responsáveis pela governança estejam envolvidos na administração da entidade, assim como determinar se é possível executar procedimentos alternativos para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente.
13. Se o auditor não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, ele deve determinar as implicações como segue:
(a) se concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados, o auditor deve emitir uma opinião com ressalva; ou
(b) se concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados de modo que uma ressalva na opinião seria inadequada para comunicar a gravidade da situação, o auditor deve:
(i) renunciar ao trabalho de auditoria, quando praticável e possível de acordo com as leis ou regulamentos aplicáveis (ver item A13); ou
(ii) se a renúncia ao trabalho de auditoria antes da emissão do seu relatório não for praticável ou possível, abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis.
14. Se o auditor renunciar, conforme previsto no item 13(b)(i), antes da renúncia, ele deve comunicar aos responsáveis pela governança quaisquer assuntos relativos a distorções identificadas durante a auditoria que dariam origem a uma opinião modificada
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A partir das alternativas da qustão, podemos enumerar a sequência, em caso de imposição de limitações pela administração. Se uma não surtir efeito, o auditor tenta a próxima:
1º b) solicitar que a administração retire a limitação.
2º d) comunicar o assunto aos responsáveis pela governança. Ele pode também executar procedimentos alternativos.
3º c) emitir relatório com ressalva.
4º e) renunciar ao trabalho de auditoria.
a) emitir relatório com opinião adversa. --> Norma não cita essa possibilidade, mas poderia ser abster-se de expresar uma opinião.
-
Consequência da impossibilidade de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente devido à limitação imposta pela administração depois da aceitação do trabalho pelo auditor
11. Se, depois de aceitar o trabalho, o auditor tomar conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria que tem, segundo ele, probabilidade de resultar na necessidade de expressar uma opinião com ressalva ou abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve solicitar que a administração retire a limitação.
-
Thiago é o novo renato
-
Segundo a NBC TA 705, se, depois de aceitar o trabalho, o auditor tomar conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria que tem, segundo ele, probabilidade de resultar na necessidade de expressar uma “Opinião com ressalva” ou abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve solicitar que a administração retire a limitação.
Resumindo, se houver limitação ao trabalho, o auditor deve:
1º- Solicitar a administração e depois à governança para que retire a limitação;
2º - Considerar a possibilidade de emitir opinião com ressalva (não generalizado);
3º - Caso conclua pela generalização das distorções relevantes, deve renunciar o trabalho, quando permitido, ou abster-se de expressar uma opinião.
Gabarito: alternativa B.
-
O enunciado pede o procedimento que o auditor deve IMEDIATAMENTE adotar. Logo é a primeira opção dentro da ordem de preferência.
Ordem de preferência no caso de a administração impor limitação ao alcance da auditoria:
- solicitar que a administração retire a limitação; (GABARITO)
- comunicar o assunto aos responsáveis pela governança, a menos que todos os responsáveis pela governança estejam envolvidos na administração da entidade;
- verificar a possibilidade de executar procedimentos alternativos para obeter evidência de auditoria;
- se não conseguir, emitir opnião com ressalva ou abstenção de opinião ou renunciar ao trabalho.
-
Letra (b)
Abstenção de opinião
9. O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados.
10. O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, ele conclui que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.
Consequência da impossibilidade de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente devido à limitação imposta pela administração depois da aceitação do trabalho pelo auditor
11. Se, depois de aceitar o trabalho, o auditor tomar conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria que tem, segundo ele, probabilidade de resultar na necessidade de expressar uma opinião com ressalva ou abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve solicitar que a administração retire a limitação.
-
GABARITO: Letra B
Outra igualzinha caiu em 2015:
Q507852 Ano: 2015 Banca: CS-UFG Órgão: AL-GO Prova: CS-UFG - 2015 - AL-GO - Analista Legislativo - Contador
O auditor, após aceitar o trabalho, toma conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria, o que resultará na necessidade de uma opinião com ressalva ou abstenção em expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis. Neste caso, considerando a Resolução do CFC n. 1.232/2009, como, inicialmente, o auditor deve proceder?
a) Solicitar que a administração retire a limitação.
b) Renunciar, de imediato, ao trabalho da auditoria.
c) Colocar um parágrafo de ênfase no relatório.
d) Aceitar limitações impostas à auditoria.
-
Segundo a NBC TA 705, item 11. Se, depois de aceitar o trabalho, o auditor tomar conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria
que tem, segundo ele, probabilidade de resultar na necessidade de expressar uma “Opinião com ressalva” ou abster-se de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis,
o auditor deve solicitar que a administração retire a limitação.
(letra B).
Pois será impossível de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente devido à limitação imposta pela administração depois da aceitação do trabalho pelo auditor.