SóProvas


ID
2647540
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

É a maior bacia hidrográfica do Maranhão e ocupa cerca de 29,84% da área total do Estado; abriga 83 municípios, que juntos somam 1.681.307 habitantes − o que representa 25,6% da população maranhense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística − IBGE. O principal rio desta bacia tem pouco mais de 900 quilômetros de extensão e deságua na baía de São Marcos onde há extensa área de mangues.


Trata-se da bacia hidrográfica do rio

Alternativas
Comentários
  • B - Mearim. É a maior bacia hidrográfica, sendo a bacia do Periá a menor. Aquela deságua na baia de São Marcos.

    Itapecuru - deságua na baía do Arraial
    Mearim - deságua na baía de São Marcos
    Turiaçu - deságua no Oceano

  • GABARITO: LETRA B

    RIO MEARIM: nasce nas proximidades da Serra Negra e deságua na Baía de São Marcos, no Golfão Maranhense, formando com Pindaré o maior estuário do estado, onde ocorre o fenômeno da poporoca, que é o encontro intenso da água do rio com o mar, formando grandes ondas no leito fluvial.

    LETRA A

    RIO ITAPECURU: nasce na Serra do Itapecuru e deságua na Baia de São José, no Golfão Maranhense, após um curso superior a 1.600 km, sendo o mais extenso e mais navegável rio maranhense, porém um dos mais assoreados.

    LETRA C

    RIO TURIAÇU: nasce na Serra da Desordem e deságua na Baia de Turiaçu, junto à cidade do mesmo nome. Banha os municípios de Santa Helena e Turilândia. Na sua foz, a exemplo do que acontece com o Mearim, ocorre o fenômeno da pororoca.

    LETRA D

    RIO PINDARÉ: nasce na Serra da Cinta e deságua junto do Mearim, na Baía de São Marcos, após banhar as cidades de Pindaré Mirim, Monção, Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré e passar próximo a Santa Inês. Seus afluentes, pela margem direita, são: rios Zutiuia e Buriticupu; e, pela margem esquerda, o Rio Caru.